O candidato do PSB ao Governo do Distrito Federal, Rafael Parente, anunuciou na tarde desta quinta-feira (25) que retirou a candidatura para apoiar Leandro Grass (PV), da Federação PV-PT-PCdoB.
Grass é o candidato oficial da chapa Lula-Alckmin ao GDF e a articulação em torno da iniciativa vinha ocorrendo nos bastidores desde a pré-campanha. O anúncio foi feito na sede do PSB Nacional, na Asa Norte.
Leia também: Aumenta participação do PSB nas eleições de PE
A decisão foi tomada após conversas internas do PSB com a candidatura de Leandro Grass e Olgamir Amancia (PCdoB) e da análise do cenário atual a partir das últimas pesquisas de intenção de votos. A ideia é fortalecer a campanha de Grass em busca da participação no segundo turno.
Além de Rafael Parente, também estavam presentes na sede do PSB Nacional, a deputada distrital, Arlete Sampaio (PT) e o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
Parente agradeceu o acolhimento do PSB e destacou que a renúncia está diretamente relacionada ao fato de Leandro Grass representar a candidatura de esquerda melhor posicionada nas pesquisas.
“Existe a possibilidade de acontecer um segundo turno catasrófico, entre o governador, que tem 15 casos de suspeita de corrupção, e outro que foi e continua envolvido em vários problemas (Paulo Octávio – PSD). Vivemos, tanto no DF quanto no Brasil, tempos sombrios, de crise na democracia e projetos fascistas. Minhas conversas com Grass começaram no meio do ano passado. A gente precisa olhar sempre as pesquisas e o nosso projeto. Ficou bastante claro que o apoio nacional (de Lula a Grass) está fazendo a diferença aqui. O nome do Leandro está mais forte que o meu. A militância do PT está fazendo a diferença para que o nome dele esteja forte”, declarou.
O presidente do PSB DF, Rodrigo Dias, afirmou que o PSB estará empenhado em colocar o Grass no segundo turno. “Podem contar com todo nosso envolvimento e afinco para que esse projeto saia vitorioso.”
Arlete destacou a coragem de Rafael Parente ao tomar a decisão. “Isso vai contribuir para que, juntos, a gente eleja mais deputados. Rafael, quero te homenagear pela sua coragem.”
O ex-governador Rodrigo Rollemberg destacou a importância da unidade política entre os candidatos a esquerda ao Palácio do Buriti.
“Avaliamos que uma dessas candidaturas (do campo progressista) pudesse chegar ao segundo turno. Quero parabenizar o Rafael pela atitude. O Grass é do PV, aliado histórico do PSB. A bandeira do DF será honrada”, concluiu.
A expectativa é somar ao PV no fortalecimento da candidatura de Grass ao GDF.