
A saída de Regina Duarte da Secretaria Especial de Cultura do governo federal nesta quarta-feira (20) repercutiu entre os políticos. Eles chegaram à conclusão óbvia: Regina Duarte não deixou nenhum legado na Secretaria de Cultura. Pelo menos, nenhum positivo.
Pelas redes sociais, político lamentaram a instabilidade na gestão da pasta e a ausência de um legado deixado pela atriz que permaneceu no cargo por pouco mais de 70 dias.
O comunicado sobre a exoneração de Regina Duarte da Secretaria Especial de Cultura foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais. Ele informou que ela assumirá a Cinemateca Brasileira, instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira, que é vinculada à Secretaria de Cultura.
Regina Duarte nem chegou a compor o “governo”. Nada fez pela cultura, sequer se sensibilizou com a morte de colegas. Com todo respeito, que ela mesmo deixou de ter, já vai tarde!
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) May 20, 2020
Para o líder do PT, senador Rogério Carvalho (SE), a ex-secretária demonstrou falta de habilidade e de interlocução com a classe artística. Ele teme que o cenário se agrave ainda mais com o futuro indicado para o cargo.
Regina Duarte sai da Secretaria de Cultura do país sem nunca ter entrado de fato. pic.twitter.com/UokaRW1x4v
— Rogério Carvalho ??? (@SenadorRogerio) May 20, 2020
Enquanto o Brasil registrava 1.179 mortes por Covid-19 num único dia, Bolsonaro fazia piadas em live e a SECOM celebrava nas redes. O foco deveria ser a saúde, mas o governo usa a velha tática da distração: as fumaças da vez foram Regina Duarte e Damares. Chega! #ImpeachmentJá
— Alessandro Molon (@alessandromolon) May 20, 2020
As polêmicas geradas após entrevistas concedidas pela ex-secretária — como a que foi ao ar pela rede CNN, na qual Regina minimizou atos da ditadura militar e se descontrolou após um questionamento feito pela ex-colega de profissão, a atriz Maitê Proença — também foram lembradas pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN).
Suicidou-se profissional e socialmente: saiu de contrato com a Globo onde ganhava até para ficar sem atuar, entrou num governo ruim, falou um monte de bobagens, ofendeu a cultura e a história, não fez nada de concreto e ainda teve que se contentar com um rebaixamento funcional… pic.twitter.com/J2bfRiIMRZ
— Jean Paul Prates (@senadorjpprates) May 20, 2020
#ForaBolsonaro #ForaReginaDuarte
— Pedro (@Pedro53841499) May 20, 2020
Relato da Cantora Zélia Ducan sobre a Secretaria Especial De Cultura. A triste e infeliz Regina Duarte. E seu chilique na CNN… Vale muito a pena assistir… Homenageando Aldir Blanc… pic.twitter.com/8DMpWJubne
Reação dos comentaristas da GloboNews ao vídeo de despedida da Regina Duarte. Destaque para o @octavio_guedes que não escondeu o riso. pic.twitter.com/8ERkgcoQdC
— Felipe Azevedo (@felipecoazz) May 20, 2020
Para ficar na memória
Quem não lembra e quem não quiser esquecer o vexame da ex-secretária, reveja trechos da entrevista à CNN: