O candidato do PSB ao governo do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o plano de governo com retrospectiva de fatos ocorridos desde 2019, quando iniciou sua gestão no estado.
O documento tem 150 páginas e apresenta cinco eixos. Entre as propostas está a renovação da frota de ônibus, com o uso de ônibus elétricos e a gás, o que possibilita aumentar a frota de veículos com ar condicionado
Leia também: Eleições: 61,7% dos candidatos do PSB possuem ensino superior
O documento ressalta que apesar de crises como a pandemia da Covid-19, Espírito Santo voltou a crescer no último governo.
“Além isso, o Estado passou a se destacar com desempenho econômico acima da média nacional. Soma-se a isso a conquista de resultados históricos em indicadores sociais que sinalizam a melhoria da qualidade de vida dos capixabas no período de 2019 a 2022″, diz o texto.
No primeiro eixo “Estado +Justo”, Casagrande apresenta propostas para a Saúde, Segurança Pública, Educação, Proteção Social, Cultura e Esporte e Lazer.
No eixo “Estado + Sustentável” estão contemplados o Meio Ambiente, Agricultura, Infraestrutura, Turismo, Ciência, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Economia e Cidades e Inteligentes.
No eixo “Estado + Inovador” e “Estado + Competitivo”, o socialista apresenta propostas voltadas às áreas de inovação, gestão fiscal equilibrada, transparência corporativa, combate à corrupção, emprego, trabalho e renda.
Crise sanitária e investimentos em Saúde
O programa de Casagrande faz uma análise das ações realizadas no estado para o controle da disseminação da Covid-19, como a Sala de Situação, a ampliação de leitos de UTI, a implantação do Samu em todo o território.
Se for reeleito, o socialistqa propõe uma série de medidas para o desenvolvimento da saúde, como a implantação do Complexo de Saúde do Norte do Estado e a inauguração do Hospital Geral de Cariacica.
Segurança Pública
Para a segurança pública, o candidato propõe seguir tendo como prioridade a redução do número de homicídios e investir na valorização dos profissionais da área. Além de medidas para a redução da violência contra populações em situação de vulnerabilidade.
Educação
De acordo com o plano de governo, a Educação segue como prioridade em um possível nova gestão de Casagrande. O plano prevê a ampliação das ofertas de educação profissional; escolas em tempo integral e qualificação da rede física escolar.
Há também a previsão de investimento em tecnologia, com a implementação do programa Escola do Futuro, que visa o fomento da inovação nas escolas, com foco na aprendizagem dos estudantes e proporcionando uma formação integral baseada nas competências do século XXI.
De acordo com o plano de governo apresentado, a Educação será uma das prioridades em uma possível nova gestão do candidato à reeleição Renato Casagrande.
Cultura
Na cultura, entre as propostas está a entrega do Theatro Carlos Gomes totalmente restaurado e com suas instalações modernizadas, a expansão e consolidação da plataforma Midiateca Capixaba, a consolidação da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).
A texto legal trabalha com recursos incentivados do ICMS para projeto culturais, envolvendo o setor privado e capacitando os empreendimentos culturais para a retomada do setor e a geração de emprego e renda – e outras.
Esporte e Lazer
Na área de esporte e lazer, Casagrande propõe a construção de Areninhas, espaços que contam com campo de futebol society e espaço para prática de basquete 3×3.
Além da ampliação das estruturas esportivas e fortalecimento dos programas ligados ao esporte e ampliação de projetos como o Bolsa Atleta, o Compete Esportivo e o Campeões de Futuro.
Outra proposta é construir o Centro de Excelência para Pessoas com Deficiência, espaço que contará com uma arena multiuso, 100% acessível, que terá diversas salas para fisioterapia, atendimento médico, treinamento físico, vestiários.
Meio ambiente
Na área ambiental, o plano de Casagrande está dividido em áreas temáticas como recursos hídricos, energia, cuidado dos animais e gestão ambiental. Dentre as medidas está a implementação do Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa do Espírito Santo.
Agricultura
Na área da agricultura, no segundo mandato de Renato Casagrande, caso seja eleito, está a ampliação da instalação e viabilização e infraestrutura de telefonia móvel e internet nas comunidades rurais.
Infraestrutura
Na área de infraestrutura, Casagrande propõe a execução das obras do Corredor Metropolitano Sul, exclusivo para ônibus. Implantação de bicicletas compartilhadas e contenção de erosão e restauração da Região Costeira, incluindo as obras de Meaípe.
Combate à corrupção
O combate à corrupção também está no plano de governo do candidato socialista, com propostas de implementação de auditorias contínuas, em que as ações de controle ocorrem de forma preventiva e proativa.
Desenvolvimento de ferramenta de transparência para acompanhamento efetivo de obras públicas pelo cidadão. Propiciar atendimento acolhedor a vítimas de assédio sexual na Administração Pública Estadual.