
O segundo turno das eleições para prefeito de São Paulo será disputado entre os candidatos Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Segundo a Justiça Eleitoral, com 99,67% dos votos apurados neste domingo (15), Covas teve 32,85% (1.747.938 votos válidos) e Boulos, 20,24% (1.077.168 votos válidos).
As primeiras pesquisas apontavam Celso Russomanno (Republicanos) na frente nas intenções de voto, mas o candidato foi caindo ao longo das semanas seguintes, como já havia ocorrido anteriormente quando tentou o cargo nas eleições de 2016 e 2012.
O resultado das eleições de São Paulo ficou horas empacado em 0,39% das urnas apuradas por uma falha em processadores de um computador do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que provocou lentidão na totalização dos votos e, consequentemente, na divulgação dos resultados.
Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Valdir Sebastião de Campos, o processador que estava trabalhando com os dados de São Paulo sofreu um “gargalo”.
A capital paulista registrou abstenção recorde em meio à pandemia de Covid-19: 29,29% dos eleitores aptos a votarem não foram neste domingo (15).
Perfis de Boulos e Covas
Formado em Direito pela USP, Bruno Covas foi reeleito para a Prefeitura da cidade de São Paulo. Economista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi deputado estadual e secretário estadual de Meio Ambiente. Bruno Covas disputa a reeleição pela coligação Todos por São Paulo (PP/MDB/Pode/PSC/PL/Cidadania/DEM/PTC/PV/PSDB/Pros). Seu candidato a vice é Ricardo Nunes (MDB).
Guilherme Boulos é professor, formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, além de mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. O paulistano faz parte da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Foi candidato à Presidência da República, em 2018, recebendo pouco mais de 617 mil votos. Boulos concorre à Prefeitura da capital paulista pela coligação Pra virar o Jogo (PCB/Psol/UP). Sua candidata a vice é Luiza Erundina (PSOL).