Com o título “Brasil convida o setor privado a ‘adotar’ a Amazônia”, o jornal britânico Financial Times afirmou que o governo Bolsonaro vai lançar na semana que vem o programa Adote um Parque. Iniciativa busca atrair o setor privado para pagar pela preservação de parte da Amazônia.
O programa foi anunciado ao jornal pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Recentemente, o Brasil se tornou alvo de críticas por grandes empresas e fundos de investimento nacionais e internacionais, que ameaçaram retirar recursos e cortar negócios com o país por causa da falta de políticas de preservação ambiental.
“A resposta do governo brasileiro é: temos instrumentos estruturados para vocês, os fundos, virem nos ajudar a cuidar da Amazônia. Participe, supervisione, aja junto conosco”, afirmou Salles ao veículo.
Segundo o ministério, o BNDES está desenhando o programa, que deve permitir a contribuição do setor privado nacional e internacional na preservação de 132 unidades de conservação ambiental na Amazônia, o equivalente a 15% do território brasileiro ameaçado. As concessões de parques nacionais incluem os de Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e o Parque Nacional de Brasília.
Garimpo na Amazônia
Porém, o jornal britânico destaque que investidores querem que o governo brasileiro demonstre primeiro que é capaz de impedir que o garimpo ilegal destrua a floresta, antes de investirem mais recursos no país.
Signatário da carta enviada a embaixadas brasileiras pedindo uma reunião sobre a preservação da Amazônia, o fundo de pensão norueguês KLP é contra o programa.
“Neste momento, os resultados em termos de terras desmatadas e controvérsias se desenvolvem de maneira negativa e é necessária uma mudança positiva nessa trajetória antes que investimentos possam ser considerados”, afirmou Jeanett Bergan, chefe de investimentos responsáveis do fundo, ao FT.