Para estimular e incluir a pauta do empreendedorismo e dos pequenos negócios nas campanhas eleitorais deste ano, o Sebrae lançou na terça-feira (29) o guia “10 Dicas do Sebrae para o Candidato”. A publicação reúne um conjunto de propostas de políticas públicas para os futuros prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras que serão eleitos no mês de novembro.
O objetivo do guia é qualificar o debate sobre a importância de fortalecer a atividade empreendedora nos municípios brasileiros, em especial, neste momento de retomada da economia, diante da crise causada pela pandemia da Covid-19.
As propostas contidas no documento contribuem para a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo, que alavanque os pequenos negócios, a geração de empregos, o aumento da competitividade econômica e da arrecadação de tributos dos municípios.
Leia também: Parceria Sebrae e Magalu prepara expansão para qualificar 100 mil pequenos negócios
O guia está disponível para consulta e download no site da entidade.
De acordo com o Sebrae, os pequenos negócios são os maiores geradores de emprego e renda no país, sendo responsáveis por 54% dos empregos com carteira assinada, e respondem hoje por aproximadamente 30% do PIB brasileiro.
“Os pequenos negócios nunca precisaram de um olhar tão atento dos gestores públicos como agora”, avalia João Cruz, diretor técnico do Sebrae Minas.
As 10 dicas sugeridas pelo Sebrae se desdobram em 100 ideias para o plano de governo de desenvolvimento econômico dos municípios.
A iniciativa conta com o apoio da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.