
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nesta sexta-feira (26) o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Danilo Dupas, secretário de Regulação do Ministério da Educação (MEC), assume o posto.
Leia também: Presidente do Inep, órgão responsável pelo Enem, foi demitido
O Inep é vinculado ao Ministério da Educação e é o órgão responsável por estatísticas, avaliações e provas, entre elas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Anuncio que o atual Secretário de Regulação do MEC, Danilo Dupas, será o novo presidente do INEP. Danilo é um profissional técnico, mestre em Administração, que atua no setor educacional há 20 anos”, disse o ministro no Twitter.
Alexandre Lopes, então presidente do instituto, foi exonerado do cargo na sexta-feira (26). Ele ocupava o cargo desde maio de 2019. A nomeação de Dupas foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”, no início da noite.
Leia também: Educação: Quais são desafios para 2021?
O posto de Dupas na secretaria de Regulação do MEC será ocupado pelo Diretor de Regulação do MEC, Paulo Almeida.
A Associação dos Servidores do Inep (Assinep), em nota pública, afirmou que os servidores do Inep ficaram surpresos com a exoneração do presidente do órgão, Alexandre Lopes. Segundo eles, há “graves riscos” para a autarquia que administra Enem.
“A descontinuidade de gestão, com sucessivos períodos de instabilidade, tem contribuído fortemente para comprometer a execução do importante trabalho da autarquia na Educação.”
Assinep
Com informações da Agência Brasil