Por R$ 27 milhões, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) contratou a agência Calia/Y2 para prestação de serviços de publicidade, sem qualquer processo licitatório. A decisão foi do diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação do órgão, Silvio Santos do Nascimento, e posterior chancela do diretor-presidente, Gilson Machado Neto.
A agência Calia/Y2 é de propriedade de Gustavo Mouco, irmão de Elsinho Mouco, marqueteiro do ex-presidente Michel Temer (MDB). Elsinho é o responsável pela comunicação da campanha de Celso Russomanno (Republicanos-SP) à prefeitura de São Paulo. Russomanno é um dos poucos candidatos das eleições municipais a receber apoio explícito de Jair Bolsonaro (sem partido). Elsinho também integrou missão do governo ao Líbano após explosão no porto de Beirute, em agosto.
Aliados de Bolsonaro
Silvio Santos do Nascimento, diretor de marketing da Embratur, foi o narrador de um dos vídeos compartilhados via WhatsApp por Bolsonaro, em fevereiro, convocando apoiadores a participarem de um ato anti-Congresso. Já Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, é presença frequente nas lives do presidente, onde costuma tocar sanfona.
No fim de setembro, a contratação pretendida pela Embratur foi mal recebida no mercado publicitário, segundo informações da Folha de S. Paulo. Em uma primeira rodada, apenas a Calia/Y2 demonstrou interesse no contrato. Após reclamações de representantes do setor, o órgão fez uma nova rodada, mas questões jurídicas afastaram novos interessados.
Embratur sem resposta
A Embratur não respondeu às perguntas e às solicitações de documentos da imprensa.
A Calia informou que o contrato tem validade de 180 dias, improrrogáveis, e o objeto é a “prestação de serviços de publicidade, compreendendo o conjunto de atividades realizadas integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e supervisão da execução externa e a distribuição de ações publicitárias junto a públicos de interesse para a Embratur”.
A agência informou ainda que Elsinho Mouco não tem relação com a empresa.
Com informações do Congresso em Foco