Esta semana, durante a definição de cargos para compor as Colegiados Permanentes da Câmara que atuarão ao longo de 2021, o deputado socialista Bira do Pindaré (PSB-MA) foi escolhido para compor as Comissões de Ciência e Tecnologia; Direitos Humanos; Educação; e Constituição e Justiça da Câmara.
Leia também: “Falta senso de prioridade”: socialistas se mobilizam para barrar ‘PEC da Impunidade’
A indicação do parlamentar ocorre pela experiência e envolvimento do congressista quanto aos temas abordados. Bira é advogado e professor, com mestrado em políticas públicas; foi delegado Regional do Trabalho; e secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do primeiro mandato do governo de Flávio Dino (PCdoB), atual Chefe do Executivo maranhense.
Nos dois primeiros anos de mandato da Câmara, Bira atuou em iniciativas contra o racismo, como presidente da Frente Parlamentar Quilombola; pelo fortalecimento das universidades públicas e democratização do acesso ao ensino superior; em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais, urbanos e servidores públicos. Também concentrou importantes esforços no combate a pandemia da Covid-19, em prol da vacinação e do auxílio emergencial de R$ 600 para os trabalhadores mais prejudicados pela crise sanitária.
Como secretário da Ciência e Tecnologia e Inovação em seu estado, também deixou um legado bastante positivo. Coordenou a implantação da Rede de Educação Profissional com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Contribuiu para a implantação de programas como o Cidadão do Mundo, que beneficia jovens com a oportunidade de fazer intercâmbios internacionais pagos pelo Governo do Maranhão; na consolidação dos Aulões Gratuitos do Enem, que oferece aulas preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com professores especializados.
Na Delegacia do Trabalho, cumpriu importante missão no combate ao trabalho escravo. Foi ainda deputado estadual e deixou importantes marcas na Assembleia Legislativa do Maranhão, como a luta, junto a outros deputados, pela bonificação nas notas do Enem para estudantes maranhenses, além de ter apoiado a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).