Com Julinho Bittencourt
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu, na manhã desta terça-feira (10), durante desfile de blindados e outros veículos militares em frente ao Palácio do Planalto, convite da Marinha para assistir a um exercício militar que ocorre todos os anos na cidade goiana de Formosa, no entorno de Brasília.
Leia também: Partidos progressistas repudiam tentativa de constranger Congresso
Ao lado de Bolsonaro estavam os comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica.
Além deles estavam presentes os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Braga Netto (Defesa), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Milton Ribeiro (Educação).
Também estavam presentes políticos do centrão que atualmente apoiam Bolsonaro.
O desfile ocorre no mesmo dia em que os deputados devem analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que implementa o voto impresso, mudança defendida por Bolsonaro.
Socialistas criticam desfile militar de Bolsonaro
O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) fez duras críticas à cúpula militar através de sua conta do Twitter. Para ele, “o desfile militar em Brasília é o retrato da insanidade de um governo de arruaceiros que só pensa em golpe enquanto milhões de famílias sofrem com a fome e o desemprego. Não nos intimidarão. Hoje vamos enterrar o voto impresso e seguir trabalhando para tirar o Brasil do buraco.
Freixo considerou ainda ser “lamentável que o comando das Forças Armadas rebaixe a instituição ao papel de arma na guerra de Bolsonaro contra a democracia e a Constituição. O desfile de hoje é um claro ataque ao Estado de Direito e uma tentativa desesperada de desviar o foco dos reais problemas do país”.
O deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) comentou que o presidente sabe que não vai passar o voto impresso e tentar mostrar força com desfile de tanques no dia da votação. “Só demonstra fraqueza e desespero”, pontuou.
O deputado federal Milton Coelho (PSB-PE) também comentou sobre o desfile militar e destacou o tanque fumacê. “Ele deveria ir atrás pra inalar essa fumaça”, ironizou, em referência a Bolsonaro.
O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) considerou a tentativa de intimidação do presidente Bolsonaro com tanques nas ruas. “Não me sujeito a isso e vou votar NÃO ao voto impresso”, escreveu.
Lula: “patético”
O ex-presidente Lula também usou as redes sociais para criticar Bolsonaro e o desfile militar desta terça-feira em Brasília, que classificou como “patético”.
Para Lula, o presidente se comporta como “se as Forças Armadas fosse um objeto particular dele, como se fosse um brinquedo”.