
Políticos e outras personalidades lamentaram, nesta segunda-feira (13), a morte do cantor e compositor, Moraes Moreira. Baiano de Ituaçu, Moreira faleceu aos 72 anos, em casa, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. Conforme a assessoria do artista, ele morreu por volta das 6h depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio.
Líder do PSB, o deputado federal Alessandro Molon (RJ) lembrou clássicos da autoria de Moraes Moreira e declarou que seu legado ficará para a história. “Triste com a partida de Moraes, que eternizou canções como Acabou Chorare, Preta Pretinha e tantas outras dos Novos Baianos! O Brasil e a música brasileira perdem muito, ainda mais nesse momento. Mas seu legado fica, assim como sua alegria e irreverência”, afirmou.
O sentimento de perda também foi compartilhado pelo colega de partido, João H. Campos, que se solidarizou com a partida do cantor. “Um dia muito triste para a música popular Brasileira com o falecimento de Moraes Moreira, o eterno ‘Novo Baiano’. Toda minha solidariedade à família e amigos neste momento de dor e tristeza. Que Deus conforte a todos”.
A senadora socialista, Leila Barros (DF) lamentou a partida do poeta baiano e afirmou que as obras dele são atemporais. “Ouvir Moraes Moreira é entrar no túnel do tempo em uma viagem que começa no passado – desde os anos 1970, com os Novos Baianos – chega ao presente e se espalha pelo futuro. Pois sua obra é eterna. Triste e comovida, apresento minhas condolências aos familiares e amigos próximos”, disse, emocionada.
Em homenagem a Moreira, o deputado Danilo Cabral (PSB-PE) escreveu trecho de uma de suas canções de mais sucesso. “Quem desce do morro Não morre no asfalto, Lá vem o Brasil Descendo a ladeira No equilíbrio da lata Não é brincadeira”. Viva Moraes! Moraes vive!”, homenageou em suas redes sociais.
Conterrânea, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) foi outra parlamentar a usar as redes para lamentar a morte do cantor. “E o mundo da música perde um dos seus artistas mais talentosos. Moraes Moreira, que foi um dos Novos Baianos, nos deixou. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos do cantor e compositor que tem a cara do nosso carnaval”, escreveu.
Partidos
O PT São Paulo também manifestou pesar em sua página oficial. “O PT da Capital paulista manifesta pesar pelo falecimento dessa estrela da música popular brasileira, MORAES MOREIRA, PRESENTE!’.
Imprensa
A jornalista Cynara Menezes, do Perfil Socialista Morena, usou seu perfil no Twitter para deixar um adeus saudoso. “Hoje é um dia muito triste para o brasil: perdemos Moraes Moreira, grande gênio da MPB. A primeira música de Moraes que eu ouvi foi ‘pombo correio’, nos carnavais da minha infância. Só quem foi ao carnaval em salvador sabe o que é estar na Praça Castro Alves quando toca “Vassourinha Elétrica”. Brasa, brasa, brasa que ardia!”.
O falecimento de Moreira também repercutiu na imprensa internacional. O jornal La Nación, do Chile, anunciou a morte do músico. “O músico brasileiro Moraes Moreira, fundador do grupo Novos Baianos e um dos ícones da Música Popular Brasileiro dos anos 1970 morreu nesta segunda, no Rio de Janeiro, informou a imprensa local”, lia-se em uma postagem.
A Revista Rolling Stones recordou que um de seus últimos trabalhos foi uma homenagem à vereadora Marielle Franco, morta a tiros há dois anos. “Moraes Moreira, fundador do grupo Novos Baianos, publicou um último cordel antes de falecer nesta segunda (13), e citou Marielle Franco”, dizia uma publicação em seu perfil oficial.
Mundo da bola
Zico, maior ídolo da história do Flamengo, clube do coração de Moraes Moreira, foi pego de surpresa e lamentou a morte do amigo pessoal, que compôs a música “Saudades do Galinho” em homenagem ao ex-jogador. “Notícia tristíssima. Acordar e ver que perdemos um grande amigo. Talvez uma das maiores homenagens musicais que já recebi tenha sido dele, nos tornamos grandes amigos, papos maravilhosos”, lamentou.