Até o momento, com ao menos 14 nomes na equipe de transição do governo eleito, o PSB se colocou à disposição para auxiliar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a planejar seu terceiro mandato presidencial desde o início da transição ainda este ano.
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin é o coordenador-geral da equipe, que reúne, até o momento, 280 representantes. Desse total, 50 cargos são remunerados. Já o ex-deputado federal, o sociólogo Floriano Pesaro é o coordenador-executivo da comissão.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, participa do conselho político, ao lado de outros 12 representantes de siglas aliadas da coligação vencedora Brasil da Esperança, além do PSD e do MDB.
Leia também: Alckmin anuncia novos integrantes na equipe de transição; confira
O PSB também tem representantes nos grupos temáticos de Cidades e Habitação, com o ex-governador Márcio França e o prefeito do Recife João Campos; da Justiça e Segurança Pública, com o senador eleito Flávio Dino, e da Transparência, Integridade e Controle, com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
O administrador especialista em gestão pública e diretor-presidente da Fundação João Mangabeira (FJM) Alexandre Navarro é o representante socialista na equipe temática de Ciência e Tecnologia. Já na transição da Saúde, o partido contribui com o ex-ministro e pesquisador da Fiocruz, José Gomes Temporão.
O partido integra ainda as equipes de transição do Turismo, com o deputado federal Marcelo Freixo; Meio Ambiente, com o deputado estadual e ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, e da Cultura, com a atriz Lucélia Santos e o poeta Antônio Marinho.
O advogado e presidente nacional da Juventude Socialista Brasileira (JSB) Jiberlandio Miranda Santana foi indicado para o quadro de especialistas da Juventude.
Confira aqui a lista completa dos membros da equipe de transição.
Por PSB Nacional