
Uma tempestade atingiu Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira (15), e provocou ao menos 38 mortes, segundo informações atualizadas pela Defesa Civil do município na manhã desta quarta (16). O Corpo de Bombeiros mantém buscas nos locais onde foram registrados deslizamentos de terra.
A prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento das vítimas. Em apenas seis horas, choveu mais do que o esperado para todo o mês no município.
“Realmente teremos que reconstruir a cidade. Foram mais de 200 milímetros de chuva em apenas duas horas. Atingiu o coração da cidade, o Centro Histórico, onde há maior densidade urbana. Estamos passando por uma situação de extrema gravidade, e direcionamos todos os esforços para garantir o socorro da população”, disse o prefeito socialista, Rubens Bomtempo (PSB-RJ).
Socialistas se solidarizaram com a população de Petrópolis pela tragédia ocorrida. O líder da Oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), lamentou o acontecido e se colocou à disposição para ajudar a cidade se reerguer.
Molon ainda informou nas redes sociais que a sede do PSB no Rio de Janeiro está recebendo doações de alimentos, itens de higiene e roupas para os desabrigados de Petrópolis.
O líder da Minoria, Marcelo Freixo (PSB-RJ), disse no Twitter que “o momento é de união para trabalharmos juntos e socorrermos a população”.
O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Rodrigo Agostinho (PSB-SP), se solidarizou com familiares das vítimas e destacou que Petrópolis vive “mais uma tragédia climática”.
O deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE) ressaltou que neste momento “são necessárias medidas urgentes do Governo Federal de apoio às famílias afetadas”. Bezerra divulgou nas redes sociais ponto de arrecadação de insumos para ajudar o povo petropolitano.
O perfil PSB na Câmara também ajudou a divulgar pontos de arrecadação de doações.
Deslizamentos, lama e mortes
Um dos locais mais afetados em Petrópolis foi o Morro da Oficina, no Alto da Serra, onde um grande deslizamento atingiu diversas moradias. Segundo a prefeitura, estima-se que 80 casas tenham sido afetadas na área próximo à Rua Tereza, conhecida via comercial do município.
A busca por sobreviventes seguiu intensa ao longo da madrugada e contou com a ajuda de moradores e de equipes dos Bombeiros, do Exército e da Defesa Civil.
A população de áreas de risco está sendo direcionada a pontos de apoio, que são algumas escolas e postos de saúde. Avenidas importantes de Petrópolis estão operando em meia pista devido a enxurradas e quedas de barreiras.
O secretário de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Leandro Monteiro, informou à TV Globo que todos os bombeiros do quartel de Petrópolis estão nas ruas, mas que mal conseguem chegar aos locais necessários devido aos alagamentos. São 120 profissionais em exercício e outros 60 agentes de uma equipe especializada estão a caminho da cidade, com botes e caminhonetes 4×4.
Agentes das secretarias de Obras, de Serviço, Segurança e Ordem Pública, Saúde, Educação, além da Comdep e CPTrans também atuavam no atendimento da população e recuperação da cidade.
“Orientamos a população que ao sinal de qualquer instabilidade nas áreas em que residem, que procure o ponto de apoio e nos acionem”, destacou o secretário de Defesa Civil de Petrópolis, o Tenente Coronel Gil Kempers.
Pontos de apoio
A Prefeitura abriu todos os pontos de apoio para o acolhimento da população de área de risco.
“Em geral, essas estruturas funcionam em escolas e neste momento, há atendimentos nas localidades do Centro, São Sebastião, Vila Felipe, Alto Independência, Bingen, Dr. Thouzete e Chácara Flora. Ao todo, 184 pessoas estão recebendo suporte da prefeitura, que direcionou para as unidades profissionais da Saúde, Educação, Agentes Comunitários, além da Defesa Civil”, disse o município.
Esses locais recebem doações e abrigam desalojados:
- Centro de Educação Infantil Chiquinha Rolla
- Escola Estadual Augusto Meschick
- Escola Municipal Alto Independência
- Escola Municipal Ana Mohammad
- Escola Municipal Doutor Paula Buarque
- Escola Municipal Doutor Rubens de Castro Bomtempo
- Escola Municipal Duque de Caxias
- Escola Municipal Governador Marcello Alencar
- Escola Municipal Odette Fonseca
- Escola Municipal Papa João Paulo II
- Escola Municipal Rosalina Nicolay
- Escola Municipal Stefan Zweig
- Escola Paroquial da Igreja Bom Jesus
- Quadra do Boa Esperança Futebol Clube
- Salão Paroquial da Igreja São Paulo Apóstolo