
Com Julinho Bittencourt
O Supremo Tribunal Federal (STF) está fechando o cerco aos bolsonaristas que tramam atos antidemocráticos para esta terça-feira, 7 de setembro. Os apoiadores de Jair Bolsonaro (sem partido) têm reagido. O caminhoneiro Zé Trovão, que está com mandado de prisão expedido pelo ministro da Suprema Corte Alexandre de Moraes por incitação a atos golpistas, avisou que estará na Avenida Paulista, em São Paulo (SP) e desafiou o ministro a ir lá prendê-lo.
Leia também: Lideranças de 26 países assinam carta alertando sobre atos golpistas de Bolsonaro
“Eu até convidei o Alexandre de Moraes, se ele quiser ele vai lá na Paulista me prender. Eu vou dar um microfone pra ele falar um pouquinho. Quem sabe você não convence o povo brasileiro que você está certo em suas ações. Eu tô mais ou menos igual aquele filme ‘Prenda-me se for capaz’. Dia 7 eu me entrego pra você uai, não sou frouxo não”, disse em live com o blogueiro Oswaldo Eustáquio, na noite deste domingo (5).
“Estão falando que assim que eu chegar na Paulista eles vão me desossar. Já estão prontos pra me pegar”, afirmou fazendo uma série de desafios e reafirmando sua macheza: “aqui troca roda de carreta na beira de pista com a chave de roda na mão, viu?”
Em discurso afinado com o presidente Bolsonaro, o caminhoneiro também evocou o artigo 5º da Constituição Federal para convocar para os atos golpistas de 7 de Setembro. Além disso, Zé Trovão ameaçou:
“Só mais um recado, nós vamos ter mais de 20 mil policiais da reserva, policiais à paisana, só na Paulista, fora em Brasília. Esses homens estão indo lá pra manter a ordem e a disciplina. Nós vamos ter todas as academias de luta do Brasil, que estão indo pros movimentos”, disse. Zé trovão completou ainda que, “se você é baderneiro e gosta de quebrar vidraças, cuidado pra você não dar um tapa na pessoa errada, porque se você fizer isso, você vai ser desfiado igual peito de frango depois de cozinhar, então se cuide. Ninguém quer violência, mas não venha com violência pro lado do povo brasileiro”, completou.
Oswaldo Eustáquio tem contas bloqueadas por Alexandre de Moraes
Já o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, autoproclamado “jornalista de alta performance”, teve a sua conta do Twitter e o seu canal do YouTube bloqueados no Brasil por um mandado judicial expedido neste domingo (6).
De acordo com informações do próprio blogueiro em sua conta do Facebook, as contas foram bloqueadas por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Oswaldo Eustáquio está na Cidade do México. Suas contas foram bloqueadas apenas no Brasil, mas ele está transmitindo de lá e sendo retransmitido por outros canais aliados.
Neste domingo (5), no início da noite, Eustáquio fez uma entrevista com o caminhoneiro Zé Trovão. Eustáquio, que é alvo do STF no inquérito dos atos antidemocráticos, ficou preso em três ocasiões na Papuda por ordem do STF. Ele afirmou que foi espancado por policiais penais em 18 de dezembro, dia em que foi detido após decisão de Alexandre de Moraes.
Eustáquio foi detido no mesmo inquérito que levou à prisão a extremista Sara “Winter” Giromini, solta após dez dias de prisão provisória. Ambos são investigados por integrar núcleo de suposta organização criminosa que visa obter ganhos econômicos e políticos com a divulgação e coordenação de atos antidemocráticos no País. O inquérito sigiloso está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.