A Negritude Socialista Brasileira do PSB repudiou o discurso de posse da ministra Rosa Weber como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela citou trecho do hino do Rio Grande do Sul, sua terra natal, já contestado pelo movimento negro do estado por não contemplar a população preta escravizada e sequestrada.
Leia a nota na íntegra:
Consideramos infeliz e de muito mal gosto a escolha da frase colocada no discurso de posse da Ministra . Citou um trecho do hino do Rio Grande do Sul dezenas de vezes contestado pelo movimento negro gaúcho que entende que não contempla a maior parte da população Brasileira que tem sua descendência de africanos pretos que foram sequestrados e escravizados.
No Rio Grande do Sul, os negros na então guerra Farroupilha ou dos Farrapos foram iludidos pela promessa de liberdade para lutar uma guerra que não era sua, foram traídos ao final da guerra e massacrados, desarmados pelos seus generais para não atrapalhar as negociações do acordo de paz, vendido. Frase trecho do hino: “Mas não basta, pra ser livre ser forte, aguerrido e bravo ” povo que não tem virtude acaba por ser escravo”.
Nós negros descendemos de uma África preta cheia de virtudes, rica de tesouros imensuráveis considerada berço da humanidade com Nações potências , ciência, engenharia , culturas , arte , suas tradições e com um povo forte aguerrido e bravo que sobreviveu ao maior holocausto da história humana que foi a escravidão do homem e da mulher preta, estes superaram o sequestro, tortura, mutilações, estupros , separações de filhos e mães e assassinatos com requintes da crueldade.
Leia também: FJM conclui projeto sobre impactos da insegurança emocional nas Eleições 2022
Este mundo tem uma dívida com esse povo e jamais deveria citar nada que de alguma forma enalteça esse período a não ser para lembrar de forma pedagógica à humanidade da sua vergonha, e que jamais vai curar essa ferida aberta que até hoje vivemos seus cruéis efeitos.
Solicitamos que a Ministra reveja o seu discurso e que possa corrigi-lo. Desejamos a Ministra que tem sim no histórico do seu trabalho posições de relevante importância para a sociedade brasileira e desejamos sucesso a frente do Superior Tribunal Federal. Sem mais para apontar reiteramos votos.