
Em reunião realizada ontem em Brasília, dirigentes do MDB, PSDB, União Brasil e Cidadania fecharam aliança e anunciaram no dia 18 de maio irão anunciar o nome de quem vai representar a chamada terceira via na disputa presidencial.
Até o momento, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) é a mais cotada para encabeçar a chapa única. Ontem, ela se reuniu com o ex-governador do Rio Grande do Sul (PSDB), Eduardo Leite, que admite a possibilidade de ser vice na dobradinha com ela.
Leite protagoniza a situação mais complicada nos bastidores, ao lado do ex-governador de São Paulo, João Dória, vencedor das prévias do partido para a eleição. Após o encontro, Tebet e Leite posaram para fotos e chegaram a dizer que só uma candidatura única é capaz de enfrentar a polarização entre o ex-presidente Lula e Bolsonaro.
“O Eduardo está dizendo que respeita as prévias, mas vem como um soldado. E por trás dele vêm outros soldados”, disse Tebet. “Estou esperançosa”.
Leia também: União Brasil garante que Moro está fora da disputa presidencial
Apesar do nome de Tebet surgir como o mais cotado, 13 líderes de diretórios do MDB, principalmente no Nordeste, querem apoiar Lula no 1.º turno.
“Qualquer candidatura, para sobreviver, precisará ser competitiva, senão rebaixa os palanques estaduais e se torna desnecessária. O MDB já conhece esse filme”, disse o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Após o acordo, MDB, PSDB, União Brasil e Cidadania emitiram um comunicado em que destacaram que o objetivo é reunir forças para enfrentar Lula e Bolsonaro.
Leia também: Pós-Doria: Eduardo Leite e Moro marcam encontro e levantam suspeita de traição
“Conclamamos outras forças políticas democráticas para que possam se incorporar a esse projeto em defesa do Brasil e de todos os brasileiros”, diz o comunicado.
O texto é assinado pelo presidente do União Brasil, Luciano Bivar; do MDB, Baleia Rossi; do PSDB, Bruno Araújo; e do Cidadania, Roberto Freire.
O União Brasil declarou a sigla irá apresentar um pré-candidato para ser analisado pelo grupo no próximo dia 14. O próprio Bivar tem interesse e já foi citado como vice.“O maior mentor de criar esse consenso fomos nós”, disse.