O julgamento das ações foram incluídas na pauta da sessão de terça-feira (9) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá retomar o julgamento de duas ações que pedem a cassação do mandato do presidente Jair Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão, na próxima terça-feira (9). As Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) foram apresentadas pelas coligações encabeçadas por Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (Psol).
O julgamento irá apurar se os ataques “hackers” que derrubaram a página “Mulheres Unidas contra Bolsonaro”, no Facebook, tiveram o objetivo de beneficiar a campanha do então candidato do PSL à Presidência nas eleições de 2018.
Durante a interferência foi mudado até o nome da página para “Mulheres COM Bolsonaro #17” e passaram a compartilhar mensagens de apoio ao presidenciável enquanto excluíam usuárias. Segundo os autores, após a ação dos “hackers” Bolsonaro ainda teria publicado em seu perfil oficial no Twitter a mensagem “Obrigado pela consideração, mulheres de todo o Brasil”, acompanhada de foto da página modificada do grupo.
As ações foram inicialmente julgadas em novembro de 2019, com o voto do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Og Fernandes, relator das matérias, que se manifestou pelo arquivamento do pedido. Na época, o ministro Edson Fachin pediu vista dos processos.
Após Fachin devolver as duas ações para pauta e Barroso decidiu incluí-las na pauta da sessão de terça-feira (9) e retomar o julgamento.