Até 30 de junho, cidades de todo o mundo podem enviar suas candidaturas para integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Criada em 2004, a iniciativa promove a cooperação internacional dentro e entre municípios de zonas urbanas que investem na cultura e na criatividade como aceleradoras do desenvolvimento sustentável.
Atualmente, a Rede reúne 180 cidades de 72 países de todas as regiões do mundo. As Cidades Criativas da UNESCO têm uma missão em comum: colocar as indústrias culturais e criativas no centro de suas estratégias de desenvolvimento, a fim de transformar as cidades em locais mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Funcionando como um laboratório de ideias e de práticas inovadoras, o projeto traz contribuições concretas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. As cidades integrantes promovem a criação de políticas públicas e de projetos de base, com a participação de todos os cidadãos, incluindo mulheres, jovens e grupos vulneráveis.
As cidades criativas designadas em 2019 serão anunciadas antes do final do ano.
Oito municípios brasileiros já integram a rede: Salvador (BA), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belém (PA), Santos (SP), João Pessoa (PB) e Paraty (RJ).
Se a sua cidade está interessada em entrar para essa rede crescente, acesse os documentos abaixo e encontre quais são os requerimentos e o que significa se tornar uma Cidade Criativa da UNESCO. O prazo para encaminhar candidaturas se encerra em 30 de junho, à meia-noite da hora central europeia (às 19h do dia 29/06/2019, em Brasília).
Principais documentos:
Acesse a Missão da Rede clicando aqui (em inglês).
Acesse o Guia de candidatura 2019 clicando aqui (em inglês).
Acesse o formulário de candidatura 2019 clicando aqui (em inglês).