Para fortalecer a atuação no setor cultural, a mineradora Vale anuncia nesta terça-feira (22) a criação do Instituto Cultural Vale. A iniciativa é marcada pelo lançamento de edital, que destinará R$ 20 milhões a patrocínio de projetos artísticos em todo o país, registra O Globo.
A empresa diz já apoiar cerca de 60 iniciativas na área cultural pelo Brasil e pretende ampliar as ações nas áreas criativa e cultural. A Vale tem participação em projetos que vão desde a reconstrução do Museu Nacional, em Brasília, à manutenção do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, além da gestão de quatro espaços culturais próprios.
Batizado de Chamada Vale de Patrocínios Culturais, o edital receberá inscrições até o dia 14 de outubro. Acesse aqui.
O edital é aberto a projetos nas seguintes áreas: patrimônio (material e imaterial), música, festividades, circulação (itinerância), museu e memória.
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A mineradora explica que “busca projetos que valorizem patrimônio e identidades brasileiras e que contribuam para desenvolver os locais onde acontecem”.
Valores e resultado do edital
Os valores, provenientes de renúncia fiscal, via Lei Rouanet – rebatizada pelo governo federal com o nome de Lei Federal de Incentivo à Cultura -, serão distribuídos em quatro faixas: até R$ 250 mil, até R$ 500 mil, até R$ 1 milhão e até R$ 2 milhões.
Uma comissão de mais de 70 especialistas irá avaliar os projetos inscritos, e os vencedores serão divulgados no dia 1 de dezembro.
“O edital é só um pedaço do instituto, mas é uma iniciativa inédita, para contribuir com a produção cultural e fomentar a economia criativa”, diz Luiz Eduardo Osorio, diretor-executivo da empresa e presidente dos conselhos Estratégico e de Curadores do Instituto.
Em tempos de “filtros ideológicos conservadores” na definição de políticas culturais, por parte do Governo Federal, Osorio destaca o viés de diversidade do chamamento. “O que a gente quer de fato é diversidade, de todo tipo. E impactar positivamente a vida das pessoas em todo o território nacional. O edital e o instituto pretendem ser um instrumento de transformação social através da democratização da cultura e da arte”, afirma ele.
Desastres ambientais
Ao ser questionado sobre o impacto do anúncio na imagem da mineradora, após os desastres ambientais de Mariana (2015) e de Brumadinho (2019), o diretor-executivo da Vale disse não haver relação entre uma coisa e outra: “A Vale investe em cultura há mais de 20 anos. Nos últimos dez, a companhia já colocou R$ 732 milhões em projetos culturais. Mas havia espaço para aumentar essa atuação. E íamos fazer isso antes até, só que veio a pandemia e precisamos esperar”.
Instituto Cultural Vale
O instituto terá orçamento de R$ 102,4 milhões que se destinam ao edital e a cerca de 60 projetos em 50 cidades. A grande maioria é fruto de incentivo fiscal, sendo R$ 17,86 milhões de dinheiro próprio.
O volume de recurso surpreende se comparado aos mais disputados editais do país. São os casos do Rumos, do Itaú Cultural, que destinou R$ 15 milhões para o biênio 2019-2020, e do Natura Musical que disponibilizou R$ 8,5 milhões para os projetos de 2020.
Por enquanto, a empresa não prevê uma sede para o instituto, mas informa que já busca especialistas, incluindo representantes de outras instituições culturais, para opinarem sobre estratégias e apostas para a entidade.
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