
O município de Viana (ES), na Região Metropolitana da Grande Vitória, começou a aplicação da segunda meia dose da vacina AstraZeneca, contra a covid-19. A aplicação faz parte do estudo de vacinação em massa “Viana Vacinada”, e é destinada aos moradores da cidade entre os 18 e os 49 anos de idade.
Iniciado em junho deste ano, o projeto de vacinação em massa “Viana Vacinada” faz parte de um estudo do Governo do Espírito Santo e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para avaliar a eficácia de meia dose da AstraZeneca.
O governador Renato Casagrande (PSB) comemorou a nova fase do estudo.
Ajuste de dosagem
Um grupo de 600 pessoas, escolhidas aleatoriamente entre os vacinados com a meia dose, foi convidado para coleta de sangue, que irá avaliar a capacidade do imunizante de produzir anticorpos contra o novo coronavírus.
Viana foi a primeira cidade a atingir 100% de adultos vacinados com ao menos uma dose de imunizantes contra a Covid-19 no Espírito Santo.
Após o fim da campanha de vacinação para o estudo, com a aplicação da meia dose do imunizante, o município ampliou a vacinação com a dose padrão para todos os moradores com mais de 18 anos, atingindo assim a totalidade de adultos vacinados contra covid-19 com ao menos uma dose.
Testes de vacinação em massa
Teste parecido foi realizado com a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em Serrana (SP). A principal diferença é que no município do interior paulista foi mantida a mesma dose aplicada nos postos de saúde. Os resultados iniciais mostraram queda de 95% no número de mortes por covid-19.
A cidade foi escolhida porque é próxima da região metropolitana da capital, além de ser um centro logístico que fica às margens da rodovia que dá acesso à Vitória, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O que a torna uma cidade com forte potencial de transmissão e contaminação.
Com informações do G1