Morreu nesta sexta-feira (12) o cantor baiano Zelito Miranda, em Salvador. O músico tinha 66 anos e passou mal por volta das 5 horas, por problemas pulmonares. Ele chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.
Zelito nasceu em Serrinha (BA), a 175 quilômetros de Salvador e foi um artista múltiplo. Antes de ingressar no universo da música, aos 27 anos, era ator. O artista também era escritor e artista plástico.
Tocou MPB, rock e tocou no grupo Novos Bárbaros, que fez sucesso nos trios elétricos de Salvador na década de 1980. Em seu primeiro disco, gravou músicas do que ele chamava de Música Popular Nordestina (MPN).
Porém, eram muitos os pedidos de forró que ele migrou de vez para o estilo e se tornou o ‘Rei do Forró Temperado’, estilo que une novos instrumentos, arranjos e melodias ao forró mais tradicional.
Zelito era também um militante de esquerda e autor de um grande número de jingles para candidatos progressistas. Na memorável campanha da hoje deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) à prefeitura de Salvador, quando se tornou a primeira mulher eleita para o cargo na cidade, ele foi autor de um dos jingles mais tocados.
“Zelito era um grande conversador. Atravessávamos a madrugada conversando sobre política, música e vida. Ele sempre mais entusiasmado, agitado e otimista”, lembra o amigo Domingos Leonelli, ex-deputado constituinte, membro do Diretório Nacional do PSB e coordenador do site Socialismo Criativo.
Leia também: Caetano comemora 80 anos com trajetória que une arte e engajamento político
O músico também gravou 12 CD’s e um DVD, além de ter conduzido por 12 anos o projeto ‘Forró no Parque com Zelito Miranda e convidados’. Uma vez por mês, aos domingos de manhã, ele recebia músicos convidados. Sua última apresentação foi no Pelourinho. Foram 40 anos de carreira e mais de 200 músicas.
Zelito deixa a esposa Telma Miranda e as filhas Clarice, grávida de seu primeiro neto Ian, e Luiza.
O sepultamento será nesta sexta, no cemitério Bosque da Paz, às 16h30, e será aberto ao público e fãs.
Com informações do BNews