Em diversas capitais do País aconteceram atos em defesa da democracia e contra as ameaças promovidas pelo governo Bolsonaro. Na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), o movimento reuniu educadores, juristas, artistas, movimentos sociais e sindicais que reforçam a necessidade da luta pela democracia, nesta quinta-feira (11).
O ato contou com a leitura da Carta em Defesa da Democracia, elaborada pela USP e que já conta com mais de 800 mil assinaturas. Artistas, banqueiros, empresários, integrantes da magistratura, do Ministério Público, entidades da sociedade civil e professores estão entre as pessoas que assinaram o documento apartidário.
O reitor da USP, Carlos Carlotti Júnior, lembrou em seu discurso as 47 mortes de pessoas da universidade que lutaram contra a repressão militar, além de exigir respeito ao voto e ao sistema eleitoral. “Queremos eleições livres e tranquilas, queremos um processo eleitoral sem fake news ou intimidações. A universidade é o oposto do autoritarismo.”
Leia também: Entenda a carta pela democracia e a sua importância para o Brasil
A fala do reitor é um lembrete dos riscos que o País corre no atual Governo. O presidente Bolsonaro faz constantes ataques à lisura do processo eleitoral, mesmo tendo sido eleito pelas urnas eletrônicas. Além disso, ataca ministros do STF e sempre que tem a oportunidade, defende o golpe militar de 1964.
O conteúdo da carta foi lido em vídeo pelos artistas Chico Buarque, Fernanda Montenegro, Maria Monte, Annita, Antonio Pitanga, Paulo Betti, Camila Pitanga, Luísa Sonsa, Juliette, Duda Beat, Seu Jorge, Marcos Palmeira, Bruno Mazzeo, Linn da Quebrada, Christiane Torloni, Fábio Assunção, Lázaro Ramos, Alinne Moraes, Milton Nascimento, Alice Wegmann, Djavan, Dan Ferreira, Rogério Flausino, Paula Lima, Daniela Mercury, Enrique Díaz, Dira Paes, Ícaro Silva, Txai Suraí, José de Abreu,Caetano Veloso, Cláudia Abreu, Maria Ribeiro, Maria Gadu, Nando Reis, Ernesto Piccolo, Wagner Moura, Manu Gavassi, BK, Fal Costa, Antônio Fagundes e Maria Bethânia, e postado nas redes sociais.
O PSB tem marcado em sua história a defesa da liberdade que só pode ser alcançada com a defesa da democracia. A Legenda sempre estará presente em toda manifestação em defesa do Estado Democrático de Direito.
Por PSB na Câmara com informações do G1