A ação, promovida por artistas e profissionais da indústria musical, sugeriu uma “terça de blecaute” em apoio às manifestações antirracistas pela morte de George Floyd

Terça preta, porque vidas negras importam. As redes sociais do Twitter e do Instagram tiveram no dia de ontem seus feed de notícias inundados por quadrados pretos, em referência à ação ‘BlackOutTuesday‘, promovida por artistas e profissionais da indústria musical internacional.
A iniciativa integra a campanha #TheShowMustBePaused (algo como “o show deve ser interrompido”) e sugeriu uma “terça de blecaute” (#’BlackOutTuesday) em apoio às manifestações antirracistas pela morte de George Floyd, em Minneapolis.
A campanha foi criada por duas mulheres negras da indústria da música: Jamila Thomas e Brianna Agyemang, executivas da gravadora Atlantic Records.
Durante todo o dia, diversos artistas ao redor do mundo aderiram à campanha, proposta para a terça-feira (2). No Brasil, o rapper Emicida repercutiu a ação em seu twitter.
#theshowmustbepaused #blackouttuesday https://t.co/1rVUQqjgIS pic.twitter.com/OW9dlNDlaK
— emicida (@emicida) June 2, 2020
Além da solidariedade expressada por artistas, grandes plataformas de música como o Spotify, o Apple Music, o Tidal e o Deezer, além dos canais MTV, VH1 e Comedy Central entraram no movimento. As empresas propuseram silêncio por 8 minutos, o tempo em que o policial Derek Chauvin ficou de joelhos sobre o pescoço de Floyd.
Interrupção no fluxo
A intenção de mostrar indignação contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos foi positiva, mas provocou uma espécie de interrupção no fluxo de informações, com a hastag #BlackLivesMatter, relacionadas às manifestações.
Muitos usuários alertaram que, combinadas, as hastags #BlackOutTuesdaynline #BLM e #BlackLivesMatter tumultuavam e invisibilizavam a circulação de conteúdos nas redes sobre os conflitos, que ainda ocorrem nos Estados Unidos.
“Pare de postar quadrados pretos sob a hashtag #BlackLivesMatter no Instagram”, escreveu o usuário do Twitter Anthony James Williams . “É intencional e involuntariamente ocultar informações críticas que estamos usando no terreno e on-line … Diga-me como isso ajuda os negros. Não, e de fato torna as coisas muito piores. Diga a seus amigos e familiares para pararem”.
stop posting black squares under the #BlackLivesMatter hashtag on Instagram. it is intentionally and unintentionally hiding critical information we are using on the ground and online. pic.twitter.com/EIS44aDXXd
— y’all don’t read the room ? (@anthoknees) June 2, 2020
No Brasil, veículos independentes da imprensa negra, como o portal Mundo Negro, não repercutiram em suas redes a ação. Em postagem no Instagram, o Mundo Negro parabenizou a iniciativa, mas esclareceu que optou por informar a população negra nesse momento. Em outra postagem o portal reitera o apoio e orienta sobre o uso adequado das hastags.