Texto e fotos, Gabriel Carvalho, de Salvador (BA)
Um grupo de manifestantes promoveu um ato no centro de Salvador, na tarde desta sexta-feira (11) para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A relatora da CPMI das Fake News, deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), participou da manifestação. A parlamentar socialista disse que o governo federal promove a desinformação.
“[O governo Bolsonaro] é sim o maior responsável pelo recorde de mortes para cada milhão de habitantes, fazendo do Brasil um dos países mais letais do mundo.”
Lídice de Mata
Ato teve Bolsonaro no xadrez
Com uma dupla de atores encenando a personificação da morte e o presidente Bolsonaro em uma cela, os integrantes do Coletivo Fora Bolsonaro nas Ruas e de centrais sindicais e estudantis marcharam em silêncio da Piedade até a Praça Castro Alves, na região central da capital baiana, carregando faixas que retratavam o aumento do desmatamento, as mortes por Covid-19 e a retirada de direitos. A vereadora de Salvador Marta Rodrigues (PT) também participou do protesto.
Alerta para descaso de Bolsonaro com a população
Luciana Liberato, que é uma das coordenadoras do coletivo, disse que a manifestação visa alertar a população para o caos causado pelo governo em retardar a aquisição de vacinas. Ela também criticou a política de esvaziamento do Estado feita pela equipe econômica de Bolsonaro.
Leia também: Atos tomam conta do Brasil e do exterior e pedem ‘Fora Bolsonaro’
Cristiano Cabral, que também integrou a marcha, repudiou o texto da Reforma Administrativa e culpou o governo pelas quase 500 mil mortes por covid registradas desde o início da pandemia.
Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Previdência e Assistência Social, Edivaldo Santa Rita também criticou a proposta de Reforma Administrativa. “Com isso, vai existir o fenômeno das carreiras de governo e não de Estado. O Brasil perderá o protagonismo em setores estratégicos e terá um arremedo de estado mínimo, com miseráveis e famintos”.