O descaso com que o presidente Jair Bolsonaro se pronunciou sobre as novas 474 mortes por covid-19 registradas em 24 horas no país nesta última terça-feira (28) foi duramente criticado por parlamentares do PSB.
Em resposta ao comentário de um jornalista, que afirmava que o Brasil havia ultrapassado o número de vítimas registrado na China, o presidente declarou: ‘E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Sou Messias, mas não faço milagre‘.
“Essa é a resposta que o presidente escolheu dar para as mortes por coronavírus registradas no país. Não há sensibilidade diante da dor dos brasileiros. Bolsonaro é desumano e só enxerga o poder”, definiu o deputado federal Felipe Rigoni (ES).
Fazendo referência ao vídeo postado por Bolsonaro, no qual aparece ao lado de um alvo perfurado por balas e comemora seu desempenho com a mira, o deputado federal Aliel Machado (PR) criticou a indiferença do mandatário.
“Mais um dia triste para o país. Já são mais de 5.000 mortes (oficiais) pelo Covid e aquele que DEVERIA ser o “líder maior” da nação, pra não perder o costume da indiferença, foi praticar tiro ao alvo. Meus sentimentos às famílias. O Brasil não merece isso. Juntos vamos vencer”.
Respeito
Em suas redes, Denis Bezerra (CE) exigiu respeito com os brasileiros. “A que ponto chega a falta de respeito e solidariedade desse senhor com as famílias que perderam entes queridos e não tiveram a oportunidade de se despedir. Minha solidariedade aos familiares das mais de 5 mil vítimas da covid-19”, expressou.
Camilo Capiberibe (AP) denunciou o desinvestimento feito pelo Governo na área da saúde. “Bolsonaro faz piada e ignora seu papel e os maus exemplos como presidente do País. O Brasil tem mais mortos por coronavírus q a China, onde vivem 7 vezes mais pessoas. Desmonte dos serviços públicos para redução dos investimentos piora o combate da pandemia”, declarou.
Reafirmando o pedido de afastamento protocolado pelo PSB, o líder do partido mostrou-se indignado com a fala.
“E daí?!?! É isso que o presidente responde para essas 5 mil famílias que perderam seus entes queridos?! Chega! Bolsonaro é um perigo pras pessoas! Impeachment já!”.
Casos no país
Nesta terça, o Brasil ultrapassou a China em mortes pela covid-19 e já é o nono país em total de óbitos no mundo, além de ser o terceiro em número de mortes por dia.
Apesar disso, Bolsonaro segue em campanha para acabar com medidas de isolamento social preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a expansão do vírus.