
O decreto com a nomeação de Gilson Machado como ministro do Turismo foi publicado nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial da União. Machado assume oficialmente o posto no lugar de Marcelo Álvaro Antônio, que foi exonerado. No Diário Oficial, a exoneração de Marcelo Álvaro Antônio é descrita como “a pedido”, apesar da demissão ter sido feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A troca na pasta ocorre após o então ministro Marcelo Álvaro Antônio ter exposto, em um grupo de Whatsapp, as articulações do governo para influenciar a sucessão do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Álvaro Antônio acusou o general Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, de oferecer a pasta do Turismo ao Centrão em troca de apoio ao candidato do Planalto.
Quem é o novo ministro?
Gilson Machado, que assume a pasta, é fiel amigo de Bolsonaro e de seus filhos. Também é conhecido por fazer uma defesa enfática do ex-capitão do Exército nas redes sociais e por acompanhar o presidente em viagens pelo Brasil, além de figura constante nas “lives” presidenciais, em que costuma tocar sanfona. A aposta é que seu mandato seja um “tampão” até que o presidente eleja um nome do Centrão para ocupar o posto.
Bolsonaro vem cedendo cargos na máquina pública em busca de votos pelo comando da Câmara. O Ministério do Turismo é bastante cobiçado pelo grupo que se aproximou do governo em troca de cargos.
Médico veterinário, Gilson Machado também é músico, sanfoneiro e compositor da Banda Brucelose, nome inspirado em uma doença de gado. Curiosamente, o novo ministro ainda atua como fazendeiro e empresário no setor do Turismo, com negócios em São Miguel dos Milagres, no litoral alagoano, e em Ipojuca (PE). Desde maio de 2019, o pernambucano comandava o Instituto Brasileiro de Turismo, a Embratur.
Gilson Machado aderiu à campanha presidencial ainda no início de 2018, tornando-se pré-candidato ao Senado pelo PSL. O partido em Pernambuco decidiu depois que não teria chapa majoritária. No Facebook de Machado, Jair Bolsonaro aparece com destaque em uma sequência de postagens, em algumas deles com vídeos mostrando a interação entre os dois.
Uma das gravações, de maio de 2018, mostra Gilson Machado Neto tocando Asa branca a pedido do então candidato em um restaurante em Ribeirão Preto (SP). “Estava tocando um sertanejo raiz, ele pediu Asa branca! Para matar saudade da época que morou em Recife e de seus parentes no Ceará! Ainda dizem que ele não gosta do Nordeste!!!”, escreveu.
Com informações do Estadão e Uol