O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, será o próximo entrevistado do projeto República e Democracia – o futuro não espera que vai ao ar no próximo sábado (20), às 18 horas. Comandado por Tarso Genro, o programa recebe grandes personalidades da política nacional para buscar “consensos estratégicos” e alavancar uma nova política que seja capaz de frear os recentes e contínuos avanços antidemocráticos no Brasil.
Leia também: “O mercado vai virar governo?”, questiona Siqueira sobre autonomia do Banco Central
“O Presidente do PSB incorpora sua palavra ao Projeto “República e Democracia”, que busca pontos de unidade possíveis, para bloquear o fascismo, defender a Carta de 88 e mudar o modelo neoliberal, para combatermos no imediato, a fome, o desemprego e o negacionismo medieval”, afirmou em seu Twitter, Tarso Genro.
A série já contou com a participação de nomes como o do vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes; do ex-ministro José Dirceu (PT); do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); do ex-senador Roberto Requião (MDB); do candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL); da deputada federal Benedita da Silva (PT); e do ex-ministro Aloizio Mercadante. Além de Siqueira, estão previstas as participações da candidata à prefeitura de Porto Alegre em 2020, Manuella D’Ávila (PCdoB); do pré-candidato à presidência em 2022, Fernando Haddad (PT); do ex-ministro Celso Amorim (PT); e da deputada federal Luiza Erundina (PSOL).
“A metodologia das entrevistas visa buscar “pontos comuns”, nas ideias apresentadas pelos entrevistados, ao contrário do que é o “normal em nosso meio, que é a verificação dos “dissensos” entre as esquerdas, não de “consensos” superiores que possam informar um programa concertado, para unificar uma nova pluralidade de forças, com o propósito de enfrentar a decadência da República e a crise da democracia liberal”, afirmou o coordenador das entrevistas, Tarso Genro, ao site Sul21.
Transmissão online
O encontro poderá ser acompanhado em transmissões ao vivo, nos canais dos institutos Novos Paradigmas e de Defesa da Classe Trabalhadora (Declata). Também irão transmitir a entrevista os perfis da Revista Democracia e Direitos Fundamentais e de Tarso Genro.