O lixo produzido pelas grandes cidades tem se tornado um problema constante para as autoridades e diversas pesquisas buscam maneiras de reaproveitar parte desse material. Pensando na causa ambiental, pesquisadores da Washington State University (WSU) criaram um novo método que transforma plástico em combustível de aviação.
O estudo foi publicado na última semana na revista Chem Catalysis, sendo que o plástico utilizado na técnica é o polietileno. Um material muito utilizado na produção de sacolas de supermercados, embalagens de alimentos, garrafas pet e outros produtos.
O processo foi liderado pelo aluno de graduação Chuhua Jia e pelo professor Hongfei Lin, da Escola de Engenharia Química e Bioengenharia Gene e Linda Voiland, e o artigo sobre o trabalho publicado na revista.
“Na indústria de reciclagem, o custo é fundamental. Este trabalho é um marco para nós avançarmos com essa nova tecnologia para a comercialização.”
Hongfei Lin
Processo de conversão do plástico
Os pesquisadores conseguiram converter 90% do plástico em combustível de aviação e outros produtos de hidrocarbonetos valiosos em uma hora, a 220ºC, temperatura considerada moderada. Eles também foram capazes de ajustar facilmente o processo para criar os produtos que desejam. Jia e Lin desenvolveram um processo catalítico para converter de forma eficiente o polietileno em combustível de aviação e lubrificantes.
O polietileno é o plástico mais comum, usado em diversos produtos, de sacolas a encanamentos resistentes à corrosão. Para reutilizá-lo, os pesquisadores usaram um catalisador de rutênio em carbono e um solvente mais comum. Nos Estados Unidos, apenas 9% do plástico descartado é reciclado anualmente.
“Dependendo do mercado, eles podem ajustar o produto que desejam gerar. Eles têm flexibilidade. A aplicação desse processo eficiente pode fornecer uma abordagem promissora para a produção seletiva de produtos de alto valor a partir de resíduos de polietileno.”
Hongfei Lin
Os pesquisadores acreditam que o processo deve ser eficaz com outros tipos de plástico. Agora, eles trabalham para expandir o processo para comercialização futura, com o apoio da Washington Research Foundation.
Autorreforma e a Economia Verde
No Brasil, a pauta ambiental é foco principal para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). A premissa da agenda da sustentabilidade é que a Economia Verde apresenta potencial muito maior para a inclusão social e geração de renda e empregos do que o atual modelo de política econômica praticado, combinada com um desenvolvimento que não agrida o ambiente ou exclua as populações.
Existe uma opção verde que requer o redirecionamento dos incentivos governamentais para setores identificados com a transição para o baixo carbono, e pela adoção de princípios tributários que onerem os responsáveis pelo uso predatório dos recursos naturais e do meio ambiente.
A economia verde surge como um caminho possível, mas não automático, para o desenvolvimento econômico, em que a inclusão social e a conservação do meio ambiente atuam como motores, em vez de obstáculos, para níveis mais altos de atividade e bem-estar, induzidas por políticas específicas.
Além de fonte de financiamento para atividades limpas, a Autorreforma do PSB explica que essa é uma forma de justiça social, pois impede a apropriação do meio por poucos, em detrimento das populações mais pobres, que sofrem com os problemas de saúde, mobilidade, desastres climáticos e outras formas de qualidade de vida resultantes da poluição e demais formas predatórias de uso do meio ambiente.
“Essa transição também passa pela mudança das políticas setoriais, em todas as áreas, incluindo: ênfase nas energias renováveis (biocombustíveis, bioeletricidade, eólica e fotovoltaica), redimensionamento em todos os projetos hidrelétricos para empreendimentos de menor impacto socioambiental e eficiência energética e no caso dos hidrocarbonetos, privilegiar o gás natural como combustível de transição para uma economia de baixo carbono, inclusive por ser mais eficaz na geração de empregos.”
Autorreforma do PSB
Com informações do Olhar Digital