
O comício feito por presidente Jair Bolsonaro (PL) na sacada da embaixada brasileira em Londres causou revolta nas redes sociais. O presidente, que viajou oficialmente à capital da Inglaterra para participar do funeral da Rainha Elizabeth II, utilizou o momento para fazer campanha e gravar imagens que foram divulgadas por meio das redes sociais.
Leia também: Weintraub abre o jogo e conta tudo sobre a “corrupção” do clã Bolsonaro
Ele desembarcou em território britânico neste domingo (18) acompanhado pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e pelo chefe da assessoria internacional do Palácio do Planalto, Filipe Martins. Além deles, também integram a comitiva o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o chefe da comunicação da campanha de Bolsonaro à reeleição, Fábio Wajngarten, que também é ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do Palácio do Planalto.
O pastor bolsonarista Silas Malafaia também acompanhou o atual ocupante do Palácio do Planalto na viagem junto com o padre Paulo Antônio de Araújo, sacerdote da Igreja Católica. A relação oficial de integrantes da comitiva ainda não foi divulgada.
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), apontou que o mandatário cometeu abuso de poder político e econômico ao utilizar sua viagem oficial a Londres para fazer campanha eleitoral.
Confira postagens sobre o assunto:
Que o energúmeno faria a gente passar vergonha em Londres já era sabido, mas viajar com dinheiro do contribuinte, levando na bagagem um pastor que não tem qq função pública, é dar um tapa na cara de toda a população brasileira.
— Mari Valadares (@_marivaladares_) September 18, 2022
Gostaria de ver a mídia tradicional mostrando e explicando que Bolsonaro fez discurso fascista em Londres. pic.twitter.com/g7Yphe9pGB
— Carlos Alberto Jr. (@cajr1569) September 18, 2022
Uma semana o pastor Silas Malafaia banca trio elétrico no Rio pro Jair discursar. Na outra semana levam o pastor na comitiva presidencial que foi pra Londres no funeral da Rainha Elizabeth II. Deve ser coincidência né? pic.twitter.com/3a2D6L3FuG
— Desmentindo Bolsonaro (@desmentindobozo) September 18, 2022
Quantos chefes de Estado e de governo convidados a comparecer ao funeral da rainha estão usando a viagem a Londres para fazer campanha eleitoral ?
— Marcelo Lins (@MarceloLins68) September 18, 2022
Vergonha internacional!
— Paulo Teixeira 1398 (@pauloteixeira13) September 18, 2022
Bolsonaro usa embaixada em Londres pra comício.
Apoiadores dele xingaram e fizeram gestos obscenos para grupo que levou faixa lembrando que ele é "eco criminal". Polícia teve que intervir.
Isso no meio do funeral da Rainha.
Lula vai derrotar o delinquente! pic.twitter.com/xKImxCQPJX