O Ministério da Saúde confirmou que o Brasil registrou quase 40 mil diagnósticos de Covid-19 nas últimas 24 horas. O número representa um aumento de 162% em relação a duas semanas atrás. Ao todo, são 34.971.043 infectados pela doença no Brasil desde o início da pandemia.
Apesar do disparo nos números de casos, as mortes permanecem em estabilidade, foram 71 registros em um dia. O acumulado de vítimas soma 688 mil.
Com o aumento de casos, cidades voltaram a recomendar ou obrigar o uso de máscara em serviços de saúde, transporte público e locais fechados. Alguns municípios já adotam outras medidas para tentar frear o avanço do coronavírus.
Em nota técnica publicada no último sábado (12), a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recomendou o uso de máscara pela população e a adoção de outras medidas, como ampliação da vigilância genômica, por Estados e municípios.
Em Belo Horizonte, por exemplo, voltou a ser exigido o uso das máscaras em estabelecimentos, serviços de saúde, transporte público, estações de embarque e desembarque, transporte escolar e serviços de transporte de táxi ou por aplicativo.
Anvisa avalia retorno de medidas restritivas com repiqiue de Covid-19
Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão recolhendo dados para avaliar a necessidade de algumas medidas restritivas e de proteção serem retomadas por causa do repique da Covid-19 verificada nas últimas semanas.
Uma delas, seria a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras nos voos domésticos. Os dados ainda estão sendo analisados e serão levados à diretoria da agência, que se reunirá na próxima quarta-feira (23) para bater o martelo.