
Cuba começa a se preparar para as celebrações do 69º aniversário do assalto ao quartel de Moncada, comemorado em 26 de julho, considerado o embrião da revolução que se concretizaria em, 1959. A ilha segue na luta contra os duros embargos impostos pelos Estados Unidos ao mesmo tempo em que se concentra no desenvolvimento do país.
Em Cienfuegos, cidade Patrimônio da Humanidade distante 240 quilômetros da capital Havana, o governo prepara homenagens para as vítimas do Mambí, cargueiro cubano afundado por um submarino alemão durante a Segunda Guerra Mundial, além de obras importantes para a população, como reparação das duas principais vias que cortam a cidade: Paseo del Prado e Calzada de Dolores.
Em outra frente, a ilha realiza a primeira edição do Genesis Design Business Fórum até domingo (26), no Pavillhão de Cuba, em Havana.
O evento contará com a participação de 50 grupos criativos e designers e se transformará em uma plataforma de negócios com base na economia criativa, para gerar oportunidades de cooperação com instituições e empresas dentro e fora de Cuba.
Serão apresentados projetos de design integrado, arquitetura, publicidade, têxtil, impressão digital, serigrafia e design gráfico.
Celebração também ao aniversário de 45 anos da Casa da Cultura de Havana, na Plaza de la Revolución, com uma série de exposições, apresentações culturais e homenagens a grandes artistas cubanos, como o quinteto Emilio Morales até sábado (25).
Leia também: Cuba segue resistindo e não se curva ao Imperialismo
Relações comerciais com República Dominicana
Cuba também está atuando para ampliar as relações internacionais e comerciais com outros países.
Até sexta-feira (24), diretores de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), de Cuba, estão na República Dominicana com o objetivo de ampliar as relações comerciais entre os dois países.
Os executivos das empresas cubanas apresentarão o trabalho que vem realizando na ilha, além de discutirem estratégias para o intercâmbio comercial entre os dois países de produtos que vão de materiais de construção e tecnologia a transporte de passageiros e instalação de plantas industriais.
Atualmente, Cuba tem com 3.869 MPMEs. Dessas, 3.764 são privadas, 51 estatais e 54 são cooperativas.
Cuba e o PSB
Há alguns dias, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, recebeu o novo encarregado de negócios de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos, na sede nacional do partido, em Brasília.
Siqueira e o embaixador conversaram sobre temas de interesse dos dois países dentro do contexto econômico, social e geopolítico. Reafirmaram também a antiga relação de amizade entre o PSB e o governo de Cuba.
Embaixador de carreira, Castellanos chefiou missão diplomática de seu país no Chile e agora substitui o diplomata Rolando Gómez Gonzáles, que voltou para a Ilha.
Castellanos é funcionário de carreira do Ministério das Relações Exteriores de Cuba e já foi chefe da missão diplomática de seu país no Chile.
Com informações da Prensa Latina