O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, recebeu nesta segunda-feira (13), o novo encarregado de negócios de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos, na sede nacional do partido, em Brasília.
Siqueira e o embaixador conversaram sobre temas de interesse dos dois países dentro do contexto econômico, social e geopolítico. Reafirmaram também a antiga relação de amizade entre o PSB e o governo de Cuba.
Leia também: Cuba segue resistindo e não se curva ao Imperialismo
Embaixador de carreira, Castellanos chefiou missão diplomática de seu país no Chile e agora substitui o diplomata Rolando Gómez Gonzáles, que voltou para a Ilha.
Castellanos é funcionário de carreira do Ministério das Relações Exteriores de Cuba e já foi chefe da missão diplomática de seu país no Chile.
Em visita ao Brasil, chanceler cubana diz que embargo econômico dos EUA é perverso
Em visita ao Brasil, a chanceler diplomática de Cuba, Tânia Parra Fonseca, disse que o embargo econômico que a Ilha sofreu por parte dos Estados Unidos é perverso.
“Nosso país é bloqueado há 60 anos. Lembramos que, desde antes do triunfo da revolução, já havia sanções. Por outro lado, o bloqueio foi instaurado pelo governo Kennedy. Os bloqueios foram reforçados em 1992 pela Lei Torricelli, e depois pela Lei Helms-Burton, no governo Clinton”, disse ela ao Brasil de Fato.
Tânia destacou que Cuba, mesmo com embargo econômico, segue a prezar por sua soberania nacional.
Leia também: Grupo parlamentar pede que EUA retire sanções contra Cuba
“No governo Trump, tivemos escassez de combustíveis, dificuldades de transporte, falta de medicamentos, etc. Isso não quer dizer que nossos sistemas de saúde e educação pararam. Nós estamos sempre criando alternativas, nos levantamos contra as dificuldades”, destacou.
Ela ainda frisou que Cuba não se curva ao Imperialismo dos EUA. “Nunca negociaremos nossos princípios e nossa ética”, finalizou.