Há 32 anos no PSB, o candidato ao governo de Pernambuco, Danilo Cabral, é o responsável por transformar o ensino no Estado em um dos melhores do país, valorizando os profissionais de educação e recuperando a rede estadual com a implantação de Política de Direitos Humanos nas escolas.
Nascido em Surubim, interior de Pernambuco, Danilo pode conhecer cada um dos 184 municípios, do litoral ao sertão, e assim entender as reais necessidades dos pernambucanos.Homem de confiança do ex-governador Eduardo Campos, Danilo ocupou o cargo de secretário de Educação em seu governo e aprendeu com o amigo a fazer política conversando e priorizando a capacidade de realização das pessoas, foi assim que, entre muitos outros feitos, conseguiu tirar o ensino público de Pernambuco da lista dos piores do país.
O trabalho de Danilo na Secretaria de Educação do Estado, de 2007 a 2010, revolucionou a educação em Pernambuco e firmou o compromisso do socialista com o setor.
Dentre os projetos de Danilo para a educação, o candidato apoiado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado prioriza a universalização da educação profissional em todos os municípios, a ampliação do programa Ganhe o Mundo, que, a partir de 2023, também oferecerá oportunidade a professores da rede para fazer intercâmbio e melhorar a capacitação, a implantação de ao menos uma escola integral municipal no ensino fundamental e ainda a criação de 60 mil novas vagas de creche, em parcerias com as prefeituras e a rede privada.
Leia também: Danilo Cabral diz que vai baixar impostos e firmar parcerias com Sistema S
O conhecimento de Danilo a respeito das reais necessidades dos pernambucanos e seu trabalho no Executivo também foram desenvolvidos durante seus três mandatos como deputado federal, eleito um dos parlamentares mais bem avaliados do país e único candidato ao governo de Pernambuco a entrar na lista dos melhores deputados do Congresso Nacional, segundo a consultoria Arko Advice.O trabalho do pernambucano foi reconhecido na qualidade de “articulador” devido à sua capacidade de representar e negociar com várias correntes de interesses políticos e partidários no Congresso, atuando na formação do consenso em pautas de interesse da população, nos momentos de impasse. Ele também trabalhou como secretário das Cidades, secretário de Administração, secretário de Planejamento e vereador do Recife.
O socialista integra a Frente Popular de Pernambuco ao lado da candidata a vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB) e Teresa Leitão (PT) como candidata ao Senado.
“O time da Frente Popular é o mais vitorioso da história. Ninguém ganhou tanta eleição quanto esse time. Mas não basta só ganhar, a gente tem que transformar a vida das pessoas. E a Frente Popular mudou muitas vidas”, disse.
O Plano de governo da chapa tem como metas o combate às desigualdades, preconceitos e exclusão social; a garantia de direitos e oportunidades para todos; a defesa da democracia e da cidadania ativa, como forma de superar os “desequilíbrios do processo histórico de formação da sociedade brasileira, agravados pelas ameaças do governo Bolsonaro aos avanços sociais resultantes”. Clique aqui para acessar a íntegra do projeto.