
Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, 63% dos brasileiros sentem que o orçamento familiar perdeu o poder de compra e declaram passar por dificuldades financeiras em casa.
Desse número, 37% disseram que o dinheiro da família não é suficiente e que, por vezes, falta. Outros 26% afirmaram que ganham muito pouco e enfrentam sérias dificuldades.
O Datafolha ouviu 2.556 pessoas em 181 cidades brasileiras entre quarta-feira (22) e quinta (23). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Você diria que o dinheiro que você e sua família ganham

Em julho de 2016, 67% dos brasileiros declaravam ter dificuldades financeiras. Há um ano, essa parcela havia caído para 55% e agora voltou a subir.
O número de pessoas que ganhavam muito pouco chegou a 25% em julho de 2021 e o contingente que dizia não ganhar o suficiente e ver o dinheiro faltar chegou a 30%.
A parcela das pessoas que disseram ganhar exatamente o que precisam para viver caiu de 39% em 2016 para 32% em julho de 2021.
Entre os brasileiros que tem renda de até dois salários mínimos, 81% declararam ter dificuldades financeiras. Nessa parcela 42% afirmam que a renda familiar não é suficiente e falta dinheiro.
Baixa expectativa
Entre os entrevistados as projeções de que a economia vá melhorar nos próximos meses é baixa. 63% esperam um aumento da inflação, enquanto apenas 13% acredita que haverá uma redução. 19% afirmam que vai ficar como está.
45% acredita que haverá um aumento no desemprego. Em março, esse grupo era composto por 50% dos entrevistados.
Em relação à expectativa do poder de compra, o estudo aponta uma melhora e revela que 34% acredita que vai perder poder de compra e outros 33% acreditam que vai ficar como está. Em março, os números mostravam que 40% esperavam perda e 29% acreditavam que iria ficar como estava.
Entre os que esperam um aumento no poder de compra, o número saltou de 27% para 29%.