A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (01) mostra o candidato do PSB, Márcio França, na liderança da disputa pela vaga de São Paulo no Senado Federal. França tem 30% das intenções de voto e está bem à frente do segundo colocado, Marcos Pontes (PL), que tem 13%.
O ex-ministro astronauta tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). A deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB) tem 7% das intenções de voto e divide com Pontes a preferência do eleitor conservador, que apoia o presidente.
Leia também: Para Lula, cultura é investimento em emprego e renda
O Datafolha, Aldo Rebelo (PDT) tem 4%; Edson Aparecido (MDB), 3%; Antônio Carlos (PCO), 3%; Professor Tito Bellini (PCB), 2%; Vivian Mendes (UP) 2%; Ricardo Mellão (Novo), 1%; e Dr. Azkoul (DC), 1%. A candidatura coletiva do PSTU, Mancha Coletiva Socialista, pontuou 1%.
Os votos brancos e nulos para senador somam 17% e outros 15% disseram não saber em quem votar. A pesquisa ouviu 1.808 pessoas em 74 cidades paulistas, entre terça-feira (30) a quinta-feira (1°).
A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-04954/2022. Neste ano, o Senado Federal tem apenas uma vaga em disputa.
No Twitte, Márcio França comemorou o resultado da pesquisa e afirmou: “Agora, quero ser #oSenadorDeTodosOsPaulistas para, ao lado de Fernando Haddad (PT), garantir que as vidas dos que mais precisam voltem a ser prioridade”.
França usou também a rede social para reforçar sua experiência para ocupar a vaga do Senado. “Não está tudo bem, nem no Brasil e nem em São Paulo. Vivemos sim, um tempo de crise. Tenho 40 anos de vida pública, já servi o nosso estado como prefeito e governador e agora para resgatar nossa esperança ofereço minha experiência. Quero, com a sua ajuda, ser o senador de todos os paulistas”, disse.