Mais de 156 milhões de eleitores devem ir às urnas no dia 02 de outubro para votar no primeiro turno das eleições 2022. Para votar, além do documento físico, os brasileiros podem usar a versão virtual do título de eleitor, o e-título.
O aplicativo substitui o documento de papel e oferece algumas vantagens, como mostrar os locais de votação e justificar a ausência, caso o eleitor não consiga comparecer. Com o app é possível também emitir a guia para pagamento de multas e certidões de quitação e crimes eleitorais.
Leia também: No PSB, 49,9% das candidaturas são de pessoas negras
Para usar o e-título é preciso instalar o aplicativo e atualizar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que ele seja baixado o mais rápido possível para evitar “filas virtuais”.
Com o e-título o eleitor pode saber informações sobre zona eleitoral e situação cadastral. É possível entrar no aplicativo com o número do CPF, sem precisar lembrar o número do título de eleitor.
O app está acessível também para pessoas com deficiência visual, baixa visão ou daltônicas. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet , nas plataformas iOS ou Android . Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.
Para eleitores que ainda não fizeram o cadastro biométrico, é preciso apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.
Um geolocalizador presente no app ainda pode ajudar o eleitor chegar no local de votação, com informações do trajeto. Além disso, um QR Code de validação permite checar as informações com as da Justiça Eleitoral.
App para mesários também está disponível
Já está disponível para download na Google Play e na App Store o aplicativo Mesário, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para treinar as pessoas que atuarão nas Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno).