Nas Eleições de 2022, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, não deve participar da chapa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Mourão afirmou que o presidente tem procurado outro nome para ocupar a vaga de vice. “Bolsonaro vai escolher outra pessoa para acompanhá-lo para a reeleição”, afirmou o vice-presidente em live promovida pelo jornal Valor Econômico.
De acordo com o militar, o presidente quer “outra pessoa” como candidato a vice-presidente em 2022, apesar de ainda não terem conversado sobre o assunto. “Bolsonaro vai escolher outra pessoa para acompanhá-lo para a reeleição. O que tenho visto [nas] declarações de Bolsonaro é que ele precisaria de outra pessoa no meu lugar. Mas ele nunca disse isso para mim”.
Leia também: Crise com militares deixa Bolsonaro mais isolado
Terceira via para Eleições de 2022
Questionado sobre uma eventual “terceira via” para a disputa da presidência em 2022 – um nome que não seja Bolsonaro ou o ex-presidente Lula – o vice-presidente disse que o candidato precisa ser um “nome factível, que empolgue o eleitorado”. “A terceira via, para surgir, tem que se valer da união dos partidos de centro, centro-direita, centro-esquerda”. Ele admitiu não ter força para ser a chamada “terceira via”.
Para Mourão, seu caminho será disputar uma vaga para o Senado pelo Rio Grande do Sul. “Se abrir possibilidade, vejo que disputar cadeira ao Senado estaria mais ao encontro da maneira como sou, como atuo”.
Com informações do Valor Econômico