O nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito para vencer as eleições presidenciais de 2022 no primeiro turno. É o que mostra a pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi e divulgada com exclusividade pelo Metrópoles desta sexta-feira (21).
Lula é só um dos problemas de Bolsonaro
Os números de sondagem de votos para o pleito do ano que vem se somam à série de derrotas políticas que Jair Bolsonaro (sem partido) encarou esta semana. No Senado Federal, a CPI da Pandemia avança para o primeiro mês de trabalho e promete ainda muita dor de cabeça para a tropa bolsorarista.
Na Câmara, a Oposição viu fortalecido o pedido de abertura da CPI do Meio Ambiente com as suspeitas de crimes ambientais de um dos principais auxiliares do presidente da República e responsável pelo desmonte sem precedentes da política de proteção ambiental.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e mais agentes de órgãos de proteção ambiental são alvo das investigações da Operação Akuandabada, deflagrada pela Polícia Federal esta semana.
Tem ainda o ‘Bolsolão’, escândalo que aponta para um “orçamento paralelo”de R$ 3 bilhões para garantir apoio ao governo Bolsonaro no Congresso Nacional. O novo esquema dos ‘Anões do Orçamento’ vem sendo acompanhado por órgãos de controle e pela Oposição.
Pesquisa Vox Populi
O Vox Populi fez levantamento espontâneo e estimulado. A pergunta foi: “Embora as eleições para presidente ainda estejam longe, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?”. Na pesquisa estimulada, Lula vence com 43%. O presidente Bolsonaroatinge 24%. Mais distante aparecem Luciano Huck (8%) e Ciro Gomes (5%). Nesse caso, a soma de índice dos outros candidatos não chega ao número de Lula.
Com informações do Metropoles