Considerada uma celebração da união entre os povos e do respeito entre as diversas religiões, o Festival Água Doce homenageia nesta quinta-feira (16), através do Orixá Oxum – cultuada no Candomblé e na Umbanda, a figura de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. Os festejos, que hoje exaltam sentimentos de fraternidade e de alegria na capital de Pernambuco, acontecem de forma online, a partir das 15h, através do Instagram do festival (@festivalaguadoce).
Os organizadores contam que a ideia do festival vem sendo semeada desde 2013. O movimento foi iniciado pela artista Karynna Spinelli, no Ilê de Culto Africano Santa Bárbara (no Morro da Conceição) com o ‘Mulucum da Oxum’ – cerimônia anual estritamente religiosa para louvação e realização de oferendas à divindade.
“Oxum é a força da água doce na natureza, Deusa da fertilidade, do amor e da prosperidade, mãe das crianças e símbolo de empoderamento feminino”, anuncia o festival.
Através de lives, o Festival Água Doce reunirá nomes importantes como Beth de Oxum (PE), Cris Pereira (DF), Juliana Ribeiro (BA), Karla da Silva (SP/PT), Luiza Dionízio (RJ), incluindo a idealizadora do evento, que também lançará música composta por ela exclusivamente para o encontro.
O evento tem o propósito promover a diversidade religiosa, somando forças à celebração católica tradicional da data, “criando mais um espaço de comunhão entre as pessoas”. O encontro ainda complementa o calendário anual de festas e estimula o turismo religioso no estado. Obtenha mais informações pelo Instagram do evento.