O presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Márcio França, disponibilizou lamenta profundamente a tragédia que se abateu em Petrópolis e disponibilizou a sede da FJM como ponto de arrecadação de doações para as vítimas. Roupas, alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal podem ser entregues de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. Até o momento, são 78 pessoas mortas, pelo menos oito são crianças. Ainda não se sabe o número de desaparecidos.
O endereço da FJM é SHIS QI 5, Conjunto 2, Casa 2, Lago Sul, Brasília – DF.
“É com muita tristeza que recebemos a notícia da tragédia que se abate sobre o povo de Petrópolis-RJ, causando morte, dor e deixando desabrigados pelas fortes chuvas que provocam prejuízos de toda sorte”, destacou França em nota.
O presidente da FJM destacou a luta na busca por recursos travada pelo prefeito Rubens Bomtempo (PSB) para tentar evitar o desastre. Além de parcerias, como a que fez com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e com a cidade de Kobe, também no Japão, objetivando elaborar manuais que contribuam na redução de calamidades como a que vemos hoje.
“Nossas orações para as vítimas dessa tragédia e para que Petrópolis se recupere o mais rápido possível”, finaliza.
Ao menos 54 casas foram destruídas pelas chuvas e mais de 370 pessoas estão em abrigos improvisados. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cadastrou até o início desta noite 35 pessoas desaparecidas.
“Realmente teremos que reconstruir a cidade. Foram mais de 200 milímetros de chuva em apenas duas horas. Atingiu o coração da cidade, o Centro Histórico, onde há maior densidade urbana. Estamos passando por uma situação de extrema gravidade, e direcionamos todos os esforços para garantir o socorro da população”, disse o prefeito socialista, Rubens Bomtempo (PSB-RJ).
O líder da Oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), informou que a sede do PSB no Rio também é um ponto de arrecadação de doações, entre outras providências.
China se solidariza com a tragédia em Petrópolis
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, também prestou solidariedade às vítimas, familiares e todas as pessoas atingidas pelo desastre registrado em Petrópolis.
“Tomei conhecimento, com profundo pesar, das perdas humanas e materiais provocadas pelo forte temporal que tem atingido Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Expresso, em nome do governo e do povo chinês e no meu próprio, as sentidas condolências às vítimas e a solidariedade às famílias das vítimas, aos feridos e ao povo do seu estado”, afirmou.
Com informações da FJM, Metrópoles e g1