![dino](https://www.socialismocriativo.com.br/wp-content/uploads/2022/05/flavio-dino-XV-congresso-psb.png)
O candidato ao Senado Federal pelo Partido Socialista Brasileiro, Flávio Dino, conquistou a única vaga disponível para a Câmara Alta nestas eleições. Com apuração do TSE em 96,88%, Dino obteve 62,10% dos votos válidos, contra 35,83% do candidato do PSDB, Roberto Rocha.
Para Dino o processo eleitoral deste ano ocorreu com tranquilidade, e mesmo algumas agressões isoladas de bolsonaristas não ofuscaram a festa democrática brasileira. “Nós queremos paz no Brasil. Nós queremos que todos possam expor seus pontos de vista e que aquilo que a lei manda aconteça“, disse ao deixar o local de votação na manhã deste domingo (2) em São Luís (MA).
Leia também: TSE condena Bolsonaro em R$ 20 mil por propaganda antecipada
Professor de Direito Constitucional e Administrativo da Universidade Federal do Maranhão, Flávio Dino é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Também foi presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) no governo Dilma Rousseff. Após 12 anos como juiz federal da 1ª Região, deixou a magistratura para ingressar na política. Foi deputado federal e governou o Maranhão por duas vezes.
A vitória de Flávio Dino representa uma importante conquista para o PSB. Com a chegada de mais um membro do partido ao Senado, a bancada socialista aumenta sua representatividade na Casa e ganha força para defender os interesses da classe trabalhadora.
Dino afirmou ainda que chegou a temer que os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) à urna eletrônica e à Justiça Eleitoral fossem atrapalhar a realização do pleito deste ano. Mas que um “mutirão patriótico” envolvendo a sociedade civil, autoridades brasileiras e estrangeiras, o empresariado e os políticos “garantiram um dia de glória em nossa pátria“, finalizou.
A vitória de Flávio Dino marca também um importante avanço na luta contra a desigualdade social no país. Com a chegada de mais um membro do partido do PSB ao Senado, a bancada dos trabalhadores ganha força para lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.