O Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes (Idea) lançou edital para grupo de estudos “Cultura e desenvolvimento: os desafios brasileiros”. Os interessados em participar das discussões podem realizar inscrição até 14 de agosto neste link.
O instituto é uma iniciativa independente de pesquisa, focado na produção de conhecimento e soluções estratégicas nas áreas da economia criativa, direito e inovação tecnológica.
De acordo com o Idea, o grupo de estudos terá limite mínimo de 20 participantes, podendo chegar a 30. Os estudos serão referenciados por textos e debates relevantes para o desenvolvimento da temática. A ideia é suscitar reflexão que articulem a cultura ao desenvolvimento.
A participação é gratuita e aberta a pessoas com idade acima de 18 anos. Não é requisito ser formado ou atuante nas áreas do direito, cultura ou economia e correlatas.
O resultado do edital de formação do grupo de estudo será divulgado em 21 de agosto, data em que os organizadores farão contato com os selecionados.
O início dos encontros está previsto para o dia 26 de agosto. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected]
Seja por meio do fomento público ou em capacitações que animem redes de colaborações criativas, um dos mais promissores setores produtivos nacionalmente, o criativo e cultural, tem buscado se reerguer em meio à pandemia da Covid-19.
Dados de um mapeamento feito pela Firjan mostram que, antes da crise sanitária, a indústria criativa no Brasil movimentou R$171,5 bilhões, representando cerca de 2,61% do PIB nacional. Fator influente para esse crescimento, é a evolução digital. O pioneirismo do Brasil na economia criativa tem se transformado em uma filosofia de vida para muitas pessoas, que encontram no capital cognitivo formas inovadoras e sustentáveis de renda.