Para difundir a inovação entre os donos de pequenos negócios e mostrar que essa prática está acessível a todos num cenário pós-pandemia, o Sebrae montou uma um guia para orientar empreendedores.
“Existem hoje muitas ferramentas e métodos acessíveis com baixo custo, mas o principal tesouro para a empresa inovar é escutar o cliente dele”, analisa o analista de Inovação do Sebrae, Marcos Vinícius Bezerra. “Feito isso, é preciso acompanhar o mercado, se atualizar”, diz.
Pesquisa qualitativa realizada pelo Sebrae, em parceria com a FGV, entre meados de maio e junho, buscou entender como os pequenos negócios estão enfrentando a crise do coronavírus e revelou que a principal preocupação dos empresários no momento de retomada das atividades tem sido o cliente.
O levantamento também apontou que saber entender e interpretar o comportamento desse novo consumidor se tornou uma competência e uma habilidade necessária diante de crise e das incertezas.
A Agência Sebrae de Notícias (ASN) ouviu especialistas na área e apresenta algumas dicas sobre como inovar com foco nesse novo cliente, são elas:
Fique atento às mudanças no perfil do seu cliente
De acordo com o Guia de Tendências – Sociedade e Consumo em Tempos de Pandemia, elaborado pelo Sebrae/PR, uma das principais características dos negócios que sobreviverão à nova realidade é que eles se mantiverem ao lado do cliente, sabendo escutá-lo e trazendo soluções alinhadas às suas novas causas ou necessidades.
Por isso, antes de pensar em qualquer inovação, procure saber e entender o comportamento do seu cliente. Nesse sentido, o empreendedor precisa se aproximar mais do cliente, usando os canais de contato mais tradicionais ou as redes sociais para perguntar do que ele precisa e o que ele espera do seu negócio.
Mais do que vender um produto ou serviço, ofereça uma nova experiência para o seu cliente
Pesquisa do Sebrae revelou que, em média, os donos de pequenos negócios acreditam que 36% dos clientes voltarão aos estabelecimentos nos próximos 30 dias. No entanto, em alguns segmentos mais impactados pela pandemia, como o turismo e economia criativa, esse percentual não chega a 20%.
Ou seja, será um grande desafio atrair esses clientes de volta. Por isso, cada vez mais será preciso proporcionar uma experiência que faça o cliente voltar ao seu negócio. Um exemplo de inovação para superar barreira está sendo realizada em alguns restaurantes do tipo self-service. Para diminuir o contato com colaboradores, o cliente retira um cartão magnético para o consumo em um totem e com isso, consegue entrar no local, se servir, pesar e pagar a refeição sem auxílio de outras pessoas.
Saiba se relacionar com o seu cliente onde ele estiver
Mesmo que o seu cliente não esteja tão acessível presencialmente no seu estabelecimento, você pode encontrá-lo nas redes sociais. As plataformas mais conhecidas, como Facebook, Instagram e Whatsapp tornaram-se uma boa alternativa para chegar até ele. Por isso, invista em novos canais de atendimento online.
Utilize as informações que você já tem, ao cadastrar os seus clientes. Ao criar esse novo canal, lembre-se de determinar um horário de funcionamento e treine seus colaboradores para responder às demandas de forma adequada e com rapidez. Um exemplo de iniciativa simples e barata para inovar no atendimento é fornecer o contato do gerente, por meio do Whatsapp, em um cartão anexado à entrega de produtos por delivery de aplicativos. Dessa forma, caso o cliente tenha algum problema com o pedido, ele poderá entrar em contato com o estabelecimento rapidamente, sem depender do aplicativo.
Acompanhe as tendências dentro e fora do segmento
O Guia de Tendências – Sociedade e Consumo em Tempos de Pandemia também aponta que o consumidor quer cada vez mais ser reconhecido e se sentir representado. As marcas que melhor souberem lidar com a diversificação cultural e se posicionarem diante de um propósito de valor estarão à frente das outras. Por isso, ao inovar pensando no seu cliente, não se esqueça de pensar se o seu produto ou serviço é acessível aos novos públicos e pode ser tornar mais inclusivo e diverso.