O candidato do PSB ao Senado Federal, Márcio França, lidera a disputa ao Senado Federal no estado de São Paulo, de acordo com a pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta terça-feira (30). O segundo colocado é Marcos Pontes (PL), o ministro astronauta de Bolsonaro.
Tecnicamente empatada com Pontes está Janaina Paschoal, que soma 6%. Aldo Rebelo (PDT) e Antônio Carlos (PCO) tem 3% cada um.
Leia também: Lula lidera com 49,4% e 12 pontos à frente de Bolsonaro, diz Quaest
A pesquisa ouviu 1.504 pessoas entre os dias 27 e 29 de agosto em 65 municípios de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-00761/2022.
Os candidatos Edson Aparecido (MDB), professor Tito Bellini (PCB) e Vivian Mendes somam 2% cada um. Ricardo Melão (Novo), Mancha Coletivo Socialista (PSTU) e Dr. Azhoul (Democracia Cristã) têm 1% das intenções de voto.
Votos brancos e nulos somam 15% e 28% dos eleitores não souberam opinar.
Márcio França ofereceu para Janaína Paschoal parte de seu tempo na TV
Márcio França ofereceu parte do seu tempo de propaganda no rádio e na televisão para a deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB), que não tem direito ao horário.
“Janaína pensa totalmente diferente de mim, mas está entre os principais candidatos, e a lei eleitoral não permite que ela fale. Ela tem muitos votos e ajuda a dividir o lado deles”, disse.
O PRTB, partido de Janaína, não pode aparecer no horário eleitoral porque seu desempenho nas últimas eleições foi insuficiente para superar barreiras impostas pela legislação eleitoral.
Anderson Pomini, advogado eleitoral de França, afirma que a deputada teria que aparecer no período reservado para apoiadores do ex-governador, que pode somar até 25% do tempo do candidato.
Pomini diz que “a regra proíbe a cessão do tempo para outro candidato, mas permite que pessoas declarem apoio ao candidato que conta com esse tempo. Como deputada, Janaína poderia figurar nesses 25% do tempo falando dos projetos dela, e Márcio poderia mencionar que ela é candidata a senadora também”.
França tem 1 minuto e 9 segundos de tempo no programa eleitoral, que vai ao ar três vezes por semana.
*Com informações da Revista Fórum