Com o objetivo de reforçar a criação de políticas públicas para os jovens brasileiros, a Juventude Socialista Brasileira (JSB) divulgou uma Carta de Compromisso com a Juventude, destinada a todos, todas e todes os candidatos à cargos políticos na disputa eleitoral desse ano.
A carta destaca pontos relevantes para a sociedade juvenil como luta para a conquista de uma sociedade melhor e a capacidade dos próximos representantes políticos têm em forças para garantir o futuro da juventude brasileira.
Para Jiberlandio Sahad, Presidente Nacional da JSB, o ato marca um momento histórico no país, onde não somente a juventude sofre com a ausência de políticas públicas efetivas, mas todos os setores políticos como a economia, educação, saúde, esporte e muitos outros.
“Sabemos que por meio da colaboração dos candidatos e candidatas com a assinatura da carta de compromisso criada por nós da JSB, estaremos assegurando os direitos da juventude, que, infelizmente hoje sofre com o medo de perder benefícios conquistados há pouco tempo, como o Enem, o Pró-Uni e o Fies por exemplo, que já sofreram modificações”, disse o presidente.
Ainda destacando sobre a importância do compromisso, Jiberlandio disse que a carta garante principalmente os direitos dos jovens negros e de periferia, que sofrem com as dificuldades de uma sociedade que ainda vive por debaixo do racismo e da desigualdade social.
Leia também: Programa da chapa Lula-Alckmin tem a maior participação popular da história
“Para um jovem negro e de periferia conseguir passar em um vestibular, ele tem que se esforçar o dobro ou o triplo de alguém que mora em um local de classe média, por exemplo. Por causa das dificuldades para a compra de material escolar, acesso à internet ou até mesmo em encontrar um local adequado para estudar, já que nas favelas, é comum família com várias pessoas dividirem um mesmo cômodo. Por conta disso que é importante que continuem priorizando conquistas que fazem essa realidade mudar, como o direito às cotas e de projetos que asseguram os direitos desses jovens continuarem a sonhar”, completou Jiberlandio.
Quanto à questão política que a carta de compromisso prega, o Secretário de Relações Parlamentares da JSB, Luís Alves, destaca que diante das atuais inconstâncias que o país vive na política, a assinatura do documento vai além de um compromisso firmado, mas leva à juventude a certeza de que eles podem confiar nesses representantes.
“Atualmente a sociedade vive desacreditada com a política e seus representantes e precisamos resgatar isso na nossa juventude. Por conta disso, que esse compromisso dos políticos e futuros políticos devem se comprometer e dizer que estão sim com a juventude, que hoje, inclusive, conta com um crescimento entre seu eleitorado, hoje com 6,21% a mais e passando de 147 milhões de eleitores para 156.454.011”, disse o secretário.
Curtiu essa iniciativa? Então clique no link abaixo e assine a Carta de Compromisso com a Juventude da JSB!
CARTA DE COMPROMISSO COM A JUVENTUDE
Após baixar o documento, imprima-o e envie assinado para o e-mail da JSB Nacional: [email protected]
Por JSB