
“Mais impostos devem ser cobrados dos super-ricos, aposte na simplificação do sistema de impostos”. O líder do PSB na Câmara, deputado Alessandro Molon (RJ), voltou a defender, nesta quarta-feira (20), a aprovação de uma reforma tributária justa, que cobre mais impostos dos super-ricos, aposte na simplificação e em ganhos de produtividade das empresas. Molon ressalta que a mudança no sistema de impostos do país precisa combater as desigualdades.
O deputado vem debatendo o assunto desde o ano passado com várias entidades do setor e lembra que o país precisa destas definições, principalmente agora com o agravamento da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. O líder da bancada considera o assunto prioritário para o partido.
Reforma defendida pelo PSB
O PSB defende que a reforma tributária não se resuma à simplificação de impostos, mas que ela torne mais leve a carga de impostos sobre os mais pobres e onere aqueles que ganham mais.
Para isso, o partido, em conjunto com outras siglas da oposição, elaboraram uma proposta alternativa que eleva a tributação sobre renda e patrimônio e reduz impostos sobre consumo e a folha de pagamento. O texto ainda preserva as fontes de financiamento da educação e da Seguridade Social.
“Vamos insistir para que seja votada a proposta de reforma tributária da oposição porque além de simplificar a tributação, ela redistribui o peso dos impostos entre as classes sociais. Ou seja, promove justiça fiscal”, afirma o líder do grupo, deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ).
O Brasil é campeão na tributação sobre o consumo, que representa quase 50% do total arrecadado, enquanto nos Estados Unidos chega a 17%. Isso penaliza o pobre, que consome tudo o que ganha.
São quatro os pontos centrais da proposta dos partidos de oposição: a tributação progressiva da renda e do patrimônio; a redução da tributação sobre o consumo; o incentivo à sustentabilidade ambiental e mecanismos de salvaguarda, e instrumentos de desenvolvimento regional, que são os fundos constitucionais.
2 Comentários