Liderança da Juventude Socialista Brasileira (JSB), a estudante Yaminah Nala, é a primeira travesti a assumir a diretoria da União Brasileira dos Estudantes Secundarias (UBES).
A entidade tem 74 anos de fundação e a JSB celebra a conquista como um avanço importante na luta pela vida, direitos e políticas públicas para a juventude brasileira. Especialmente para a juventude periférica e LGBTQIAP+.
Leia também: Siqueira defende priorizar política industrial no governo Lula
A agremiação estudantil ressalta a importância de conferir mais destaque a essas pautas no cotidiano dos estudantes secundaristas e ampliar a liberdade, pluralidade e diversidade.
Yaminah Nala é travesti, moradora de Cajazeiras, bairro da periferia de Salvador (BA) e estudante de escola pública. Iniciou a trajetória política na luta estudantil e defende, principalmente, as pautas LGBTQIAP+ e as relacionadas à juventude baiana.
Na Bahia, ela foi eleita em março de 2022 no congresso estadual da JSB Bahia, quando assumiu a secretaria LGBT e foi escolhida delegada para o 44º Congresso da Ubes, realizado dois meses depois, em Brasília.
Na ocasião, Nala fez história na UBES quando representou a JSB na defesa da tese de conjuntura e na defesa da tese da Chapa da entidade.
Conforme destaca a própria diretoria da JSB, Yaminah conquistou os presentes com sua determinação, força e bravura na defesa da representatividade.
Para saber mais
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) é uma entidade que representa estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e pré-vestibular do país.
O movimento, que iniciou suas atividades em 1948, tem como objetivo ampliar a voz da juventude na sociedade e unir as reivindicações por educação pública, gratuita e de qualidade.
A JSB se organiza na atuação em grêmios estudantis, centros acadêmicos, diretórios acadêmicos, diretórios centrais de estudantes e nas entidades estudantis – municipais, estaduais e nacionais, com a União Nacional dos Estudantes (UNE); UBES e UEEs.