Vários líderes mundiais felicitaram o candidato democrata Joe Biden pela vitória na eleição para presidente dos Estados Unidos. Segundo cálculos de meios de comunicação norte-americanos, Biden será o novo presidente do país depois de ter conseguido os 20 votos do estado da Pensilvânia. A contagem de votos não terminou, mas dados da agência The Associated Press apontam que o democrata obteve 290 delegados dos 538 possíveis, enquanto o republicano Donald Trump teve 214.
Após o anúncio, os principais líderes da União Europeia parabenizaram Biden pela vitória. O presidente da França, Emmanuel Macron, disse, por meio de uma rede social, que quer trabalhar em conjunto com Biden para “superar os desafios de hoje”.
Leia também: ‘Prometo não dividir, mas unificar’, diz Biden após vitória
“Os americanos escolheram seu presidente. Parabéns @JoeBiden e @KamalaHarris! Temos muito que fazer para superar os desafios de hoje. Vamos trabalhar juntos!
Mensagem semelhante foi publicada pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, que parabenizou o povo dos Estados Unidos por ter escolhido o seu 46º presidente.
“O povo americano elegeu seu 46º presidente. Parabéns @JoeBiden e @KamalaHarris. Desejamos-lhe boa sorte. Estamos prontos para cooperar com os Estados Unidos e enfrentar juntos os grandes desafios globais”, escreveu.
Também aliado de Trump, o primeiro primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, também parabenizou os eleitos. “Parabéns @JoeBiden e @KamalaHarris”, escreveu Johnson.
Na América do Sul, o presidente argentino, Alberto Fernández, também felicitou Biden e Kamala pela vitória.
“Felicito o povo americano pelo comparecimento recorde nas eleições, uma clara expressão da vontade popular. Saudações para @JoeBiden, próximo presidente dos Estados Unidos, já @KamalaHarris, que será a primeira mulher vice-presidente daquele país”, disse Fernández.