‘O Brasil no Mundo: 8 anos de Governo Lula’, é o livro digital de fotos lançado em noite literária, promovida pela Fundação João Mangabeira (FJM), nesta segunda-feira (22), no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). O evento, que teve plateia lotada, transcorreu em clima de emoção e bom-humor, com a presença de autoridades e ex-ministros, incluindo o chanceler Celso Amorim, essencial na formação da política externa ‘ativa e altiva’ dos dois mandatos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Foram lembrados episódios marcantes, alguns dramáticos, outros engraçados e pitorescos, mas todos decisivos para protagonizar o país no cenário global.
A obra é assinada por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial que acompanha o ex-presidente há 21 anos, tendo organização de Daisy Barretta. O livro é uma viagem a 139 países em 747 fotos, distribuídas em 780 páginas, que pode ser baixado gratuitamente no site www.institutolula.org
Esse passaporte para a história das relações internacionais do país nos leva para a Rússia, China, África do Sul, Catar, Uruguai, Quênia, Timor-Leste, Alemanha, numa agenda diversificada e inclusiva, em que passeamos pelas lentes incríveis e sensíveis do autor.
Durante o lançamento, Lula destacou a dedicação, lealdade e competência de Stuckert. “Ele levou muita canelada para tirar essas fotos e continua incansável nesses anos todos.” O ex-presidente disse que a intenção é, além de publicar a obra em papel, lançar outra, retratando o mundo no Brasil, com todas as visitas que lideranças estrangeiras fizeram ao país.
Stuckert contou que em 2009, na Cúpula do G-20, nos Estados Unidos, durante o almoço de líderes, fez a foto oficial e não almoçava para enviar rapidamente a imagem aos jornalistas do mundo inteiro. Lula, então, pediu, carinhosamente, para o fotógrafo guardar o computador e almoçar. Stuckert obedeceu, mas continuou enviando as fotos, entre um bocado e outro, com o computador sobre as pernas. “Tive a dimensão do ser humano 100% que Lula é, e uni emoção e razão, mandando o mais rápido possível a foto tão aguardada pela imprensa mundial.”
Leia também: Paraty abre comemorações para os100 anos de Ariano Suassuna
Para o vice-presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Alexandre Navarro, lançar esse livro na sala Simon Bolívar, do Memorial da América Latina, simboliza o resgate do país para um desenvolvimento cultural sem precedentes. “É um momento histórico para a altivez nacional e a FJM estar junto, proporcionando essa noite, é de extrema importância. O ato combina perfeitamente com o que a FJM vem realizando, como o recente evento que deu início às comemorações dos 100 anos do escritor, dramaturgo e professor Ariano Suassuna, cujos livros foram disponibilizados em kits, aqui, em espaço da FJM.”
O evento foi prestigiado por Geraldo Alckmin, Lu Alckmin, Janja, Fernando Haddad, Lúcia França, Márcio França, Randolfe Rodrigues, Gleisi Hoffmann, Aloizio Mercadante, desembargador Costa Wagner, entre outras personalidades. Contou, ainda, com o intérprete que acompanhou Lula em seus dois mandatos, Sérgio Ferreira, além de Adriana, esposa do diplomata Paulo Cesar de Oliveira Campos, o POC, que foi chefe de cerimonial de Lula, e Leon, filho de Marco Aurélio Garcia, ex-assessor da presidência e um dos pilares da política externa brasileira, ambos homenageados.
Por Fundação João Mangabeira