Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado por 46% dos eleitores o melhor presidente que o Brasil já teve desde a redemocratização. Enquanto o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), é o pior ocupante do Palácio do Planalto para 40% destes.
Os dados, divulgados nesta quarta-feira (06), são da pesquisa telefônica XP/Ipespe, do Institituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas. Apesar do alto índice de rejeição, 22% dos eleitores avaliam Bolsonaro como sendo o melhor presidente que o Brasil já teve.
Leia também: Lula: Indicação de Alckmin para vice será formalizada pelo PSB na sexta
Em seguida aparecem Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com 15%; Itamar Franco, com 4%; Michel Temer (MDB), com 3%; José Sarney, com 2%; e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), com 1%. Fernando Collor (PTB) não chegou a 1% e 7% não sabem ou não responderam.
Quando a pesquisa perguntou sobre o pior presidente, 40% apontou Jair Bolsonaro. Em seguida vem Dilma, com 21% e Lula, com 14%. Fernando Collor foi citado por 11% dos entrevistados, Temer por 4%, FHC e Sarney somam 2% e Itamar Franco aparece com apenas 1%. Outros 6% não souberam ou não quiseram responder.
Lula tem 44% das intenções de voto
Também na pesquisa Ipespe, Lula aparece com 44% das intenções de voto para a Presidência da República no primeiro turno na pesquisa estimulada. Bolsonaro segue em segundo lugar com 30%. Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 9%.
João Dória (PSDB) tem 3% das intenções de voto. Em seguida aparecem Simone Tebet (MDB), com 2%, e André Janones (Avante), com 1%. Luiz Felipe D’Ávila (Novo), José Maria Eymael (PDC) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram nesta pesquisa.
Essa é a primeira pesquisa sem a participação do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil), que deixou a corrida presidencial.
Leia também: PSB recebe reforços importantes para as eleições 2022
Em um possível segundo turno, Lula manteve a liderança em todos os cenários testados. Contra Bolsonaro, o petista teria 53% dos votos e o presidente, 33%.
Na disputa com Ciro Gomes, Lula registra 52% à frente dos 25% do ex-ministro. Na disputa contra Doria, Lula pontua 55% e o tucano, 20%. Na pesquisa espontânea, Lula aparece com 36% e Bolsonaro com 27%.
Para acessar a íntegra da pesquisa, acesse: PESQUISA IPESPE – Avaliação Presidencial I Eleição 2022